Tendências 2017: estilo retrô

postado em 03 de novembro de 2017 | categoria Materiais e soluções

estilo-retro

No último texto sobre série de tendências de 2017, vamos falar sobre o estilo Retrô. Diferentemente dos estilos escandinavo e industrial, o estilo retrô foge da estética clean e minimalista. Cores, diferentes materiais, detalhes que captam o olhar a cada instante, esse é um estilo cheio de personalidade e energia.

O que caracteriza o estilo retrô

Retrô é tudo aquilo que remete a décadas passadas. No caso da decoração retrô, as referências são os anos 50, 60 e 70. Este foi um período de longas mudanças na decoração das casas. O seriado Mad Men exemplifica bem essa mudança e esses estilos nas duas casas onde o personagem principal, Don Draper, mora durante a série. A primeira é uma clássica casa americana de subúrbio, típica dos dourados anos 50. Aqui, as cores bebê invadem os cômodos e são as rainhas da decoração. Já em sua segunda casa, na virada dos anos 60 para os anos 70, elementos de pop art e contrastes de cor imperam.

Na decoração retrô, estes estilos convivem lado a lado. Diferentes tons de rosa, azul, amarelo, laranja e roxo se espalham pela mobília, paredes e detalhes. Quadros que seguem a estética da pop art e objetos fofos como o velho pinguim de geladeira são relidos. É um estilo muito marcante.

Como aplicar o estilo retrô na sua decoração

Se você vai construir o imóvel ou fazer uma grande reforma, vale pensar no estilo já nessas mudanças. Meias paredes, seja com tinta, seja com azulejo tem uma boa pegada no estilo retrô. Na cozinha e no banheiro, partes quase sempre relegadas da reforma, azulejos menores, como o subway tile, ajudam a gerar um ar descolado. Já existem diversas louças que também fazem uma releitura desse estilo, fazendo o moderno e o antigo se encontrarem.

Cores fortes nas paredes também são uma boa sugestão: pode usar e abusar do rosa, do amarelo, do azul e do laranja. Os móveis misturam materiais: pés de palito sempre dão um ar antigo para sofás ou armários. Acabamentos em lamé, linóleo e até espelhado também combinam demais com esse estilo de decoração. E não se esqueça, eles podem ser misturados entre si e com materiais clássicos como couro e madeira. Os souvenirs ou detalhes também contribuem para essa decoração: que tal colocar uma pequena vitrola no seu aparador da sala? Ou reformar uma geladeira antiga para ser o seu armário de cozinha? Essas são apenas algumas das opções a combinar no meio desse estilo divertido.

Cuidados ao usar a decoração retrô

Por ter elementos marcantes e cheios de personalidade, é importante que esse estilo também apresente pontos de respiro. Contrastando com as paredes coloridas ou cheias de quadros, use detalhes neutros, de preferência em cor clara, para ajudar a acalmar os olhos.

Outra dica é evitar colocar todas as paredes da mesma cor, principalmente se o seu espaço for pequeno. O contraste entre a pintura e os móveis e objetos também deve ser pensado de forma cuidadosa. E evite o color block! As cores devem dialogar e não brigar umas com as outras.

O estilo retrô e a sua obra

Para quem tem personalidade forte e muitas referências da arte e da moda, o estilo retrô é a opção certa. Lembre-se de ter uma conversa aberta com um bom profissional para evitar que a sua casa ou loja fique com aquele ar de casa antiga e ganhe mais a sua cara. E divirta-se! Essa é a principal regra do estilo retrô.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário