Tendências 2017: Estilo escandinavo

postado em 20 de outubro de 2017 | categoria Planejar e fazer

estilo-escandinavo

A cada ano a construção civil e arquitetura inovam e trazem diferentes estilos, novidades e tendências. Já citamos algumas das principais tendências de 2017 e demos destaque ao estilo industrial, que mistura funcionalidade e atemporalidade. Outra tendência que também incorpora a funcionalidade, mas com foco na sofisticação, é o estilo escandinavo.

O estilo escandinavo

O estilo surgiu no século XX no norte da Europa, em uma região composta pela Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia, mais conhecida como região escandinava. Carl Larsson deu origem a essa nova tendência, retratando sua vida familiar através de pinturas. O artista morava na cidade de Sundborn e sua residência passou a ser referência do estilo escandinavo. A tendência tem inspiração nas referências nórdicas, no artesanato local, na paisagem e no clima do lugar. O estilo oferece o equilíbrio perfeito entre aconchego e simplicidade, com ornamentação minimalista.

Características do estilo escandinavo

  • Aposte nas cores claras: o estilo escandinavo faz uso dos tons pastéis, principalmente do branco. As cores claras ajudam a aproveitar melhor a luz natural, e trazem amplitude ao ambiente.
  • Grandes vãos: janelas e portas grandes, pé direito duplo e espaços amplos fazem parte do estilo escandinavo. Procuram aproveitar ao máximo a iluminação natural.
  • Paisagens naturais: a tendência tem uma forte referência nas paisagens naturais. Invista em quadros com paisagens como lagos, montanhas e florestas, as plantas naturais também são bem-vindas.
  • Minimalismo: o minimalismo é a peça chave desse estilo. Evite o excesso de decoração, deixe espaços livres para circulação. Opte por itens de decoração de qualidade e acrescente neles pontos de cores vibrantes.
  • Texturas: os móveis e ornamentos trazem algumas texturas. Piso em madeira clara, almofadas de algodão e linho, couro e a cerâmica são elementos presentes.
  • Mobiliário: o mobiliário também é bem minimalista. Móveis simples e geométricos ajudam a tornar o ambiente mais clean.

Aplicando o estilo escandinavo ao seu projeto

O estilo escandinavo até pouco tempo não era muito conhecido, mas foi só descobrirem a funcionalidade e sofisticação para se tornar uma forte tendência. É adotado em estabelecimentos comerciais, mas sua presença é mais forte nas residências. A organização e atenção aos detalhes é essencial ao aplicar esse estilo, caso contrário sua decoração não terá o mesmo efeito. Quer incorporar essa tendência? Siga as nossas dicas, aposte em elementos de decoração, uma paleta de cores em tons claros e sempre contrate um bom profissional para te auxiliar.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário