Tendências 2017: estilo orgânico

postado em 27 de outubro de 2017 | categoria Planejar e fazer

estilo-organico

Você já deve ter escutado sobre o estilo orgânico: é mais uma tendência deste ano na construção civil. Ano após ano, novas tendências surgem, criando diferentes estilos para atender nossas necessidades. Se você não conhece o estilo orgânico ou quer aprender como incorpora-lo em qualquer ambiente confira algumas dicas.

O estilo orgânico

O estilo orgânico surgiu nos Estados Unidos no começo do século XX, mas em pouco tempo se difundiu por todo mundo. Uma escola de arquitetura moderna, influenciada pelas ideias do arquiteto Frank Lloyd Wright deram origem a essa tendência. Segundo as pesquisas do arquiteto, uma casa deveria atender as necessidades do morador, mas principalmente da natureza a seu redor. Um edifício em conceito orgânico deve se integrar com a natureza e a paisagem em seu entorno, de forma que o homem não precise modificar o ambiente, mas sim, se adaptar a ele.

Características do estilo orgânico:

  • Integração com a natureza: a ideia é adaptar o ambiente as nossas necessidades. Ao construir uma nova edificação é levado em conta sua localização, afim de aproveitar melhor a luz e ventilação natural. É essencial que a edificação faça parte da paisagem.
  •  Inspiração nos elementos da natureza: o arquiteto mexicano Javier Senosiain também foi um dos influenciadores do estilo. Ele trazia inspirações dos elementos naturais como luz, cores e curvas nas suas obras. A ideia de cômodos pensados como caixas foi abolida, os espaços são fluidos, como se dessem continuidade ao ambiente natural.
  •  Materiais naturais:  os materiais mais usados são a pedra, tijolo e madeira, sempre naturais, misturados com elementos industriais como o aço e vidro. Na construção orgânica é importante ressaltar as propriedades físicas de cada material, fazendo melhor proveito de cada um.
  • Simplicidade: um ambiente com estilo orgânico todos os objetos e elementos de decoração conversam entre si. Trazendo o melhor que a natureza pode oferecer na ornamentação.

Atualmente, é quase impossível projetar uma edificação que respeite a natureza em seu formato original, uma vez que ambientes naturais já não são facilmente encontrados na cidade. Mas foi exatamente os problemas ambientais percebidos e agravados no meio urbano que reforçaram a tendência do estilo orgânico.

Estilo orgânico e a construção civil

As construções orgânicas hoje permanecem com o mesmo conceito, com traços arrojados e conceituais se inspiram nos elementos da natureza. Há também alguns projetos que seguem traços mais simples, com muitas janelas e uso de áreas gramadas e paisagismo. Paredes revestidas de pedras, hortas verticais, vigas de madeira e técnicas da engenharia também são elementos que reduzem os impactos ambientais. Essas são algumas dicas para ter uma edificação orgânica, integrada com a natureza. Para implementa-la, procure contratar um profissional capacitado para te auxiliar.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário