Uso de madeira na construção civil

postado em 19 de maio de 2017 | categoria Materiais e soluções

henrique-castilho-madeira

No Brasil, tradicionalmente constrói-se em alvenaria. Diferente de países como os Estados Unidos e a Finlândia, por aqui temos receio em usar madeira como estrutura. Baseados na ideia errônea de que o uso desse material destrói florestas e é pouco sustentável, acabamos por nem conhecer os vários benefícios de usá-lo em projetos.

Impactos ambientais e sociais do uso de madeira

O primeiro argumento contra o uso de madeira é que ela aumentaria o desmatamento nas florestas, em especial na Floresta Amazônica. A WWF Brasil nos alerta para o engano dessa afirmação. Segundo a instituição, a degradação das matas brasileiras é causada pela agricultura e pecuária extensivas. O uso deste material, desde que feito de maneira racional, pode inclusive ajudar no equilíbrio ecológico. Como principal exemplo, podemos citar novamente a Finlândia: com 8% do mercado mundial de madeiras, o país tem 80% de suas florestas originais preservadas.

Além disso, a fabricação e tratamento de peças de madeira consome muito menos energia que outros materiais. Enquanto o cimento consome 1.750 quilowatts/hora para a produção de um metro cúbico, a madeira consome 350 quilowatts/hora por metro cúbico.

Outras vantagens são:

  • Menos produção de resíduos sólidos;
  • Diminuição do tempo no canteiro de obras
  • Captura e retem carbono, ao contrário do alumínio, por exemplo, que é responsável por 47% da emissão de carbono no perímetro urbano.
  • É um material renovável.
  • Ajuda na geração de renda das comunidades Amazônica, do Cerrado e Mata Atlântica.

Madeira legalizada X Madeira certificada

Para o ciclo da madeira funcionar de maneira sustentável, é necessário observar alguns procedimentos. O primeiro deles é saber a origem da matéria-prima, que pode ser legalizada ou certificada. Para evitar danos ao meio ambiente, o ideal é trabalhar com aquela classificada como certificada. Isso acontece porque a madeira legalizada é extraída conforme as exigências da legislação de exploração, porém não precisa ter nenhuma preocupação com o ambiente.

Já a certificada, além de cumprir as exigências legais, atende a aspectos ambientais, sociais, econômicos e sustentáveis.

Vantagens e desvantagens do uso de madeira

Já falamos que a madeira tem um impacto ambiental menor que outros materiais, quando extraída corretamente. Agora vamos listar algumas vantagens do uso do material em uma estrutura:

  • Alta Resistência: resiste tanto a esforços de compressão como de tração. Tem uma baixa massa volumétrica e resistência mecânica elevada. Em relação ao concreto, apresenta a mesma resistência a compressão e dez vezes mais resistência a flexão, além da resistência ao corte. Não se desfaz quando submetida a choques bruscos que podem provocar danos.
  • Manutenção: é uma matéria-prima versátil que pode ser usada em diversas aplicações.
  • Isolante Término e Acústico: é um isolante natural, térmico e acústico, o que permite a economia de energia em aparelhos de climatização de ambiente.
  • Durabilidade: tratada corretamente, a madeira pode durar muitos anos. É comum encontra-la em peças antigas, como sarcófagos, embarcações, esculturas, utensílios domésticos, armas, instrumentos musicais, etc. No Japão existem templos milenares construídos com essa estrutura.
  • Segurança: tem uma resistência maior ao choque e à deformidade pelo fogo, diferente de outros materiais, que podem perder sua função quando exposto a altas temperaturas.

Há algumas desvantagens no uso dessa matéria: é um produto altamente inflamável, tendo gerado incêndios no início de seu uso. Atualmente, existem produtos de tratamento que retardam o efeito do fogo na madeira. Se não sofrer o tratamento adequado, é um material vulnerável a agentes externos, como cupins e outros insetos, e sofre de variabilidade com as condições ambientais, podendo dilatar com a umidade. Para garantir que esses fatores não gerem transtorno, adquira peças certificadas e de qualidade, que receberão o cuidado apropriado e evitando qualquer problema.

Usando madeira no seu projeto

Como vimos até agora, existem vários benefícios no uso de madeira na construção civil.  Quando aparente, pode criar um ambiente aconchegante. Caso o material não combine com o estilo do projeto, também é possível recobri-lo com outros revestimentos. Assim, é possível usar uma matéria-prima econômica, com baixo impacto ambiental, menor geração de resíduos e que combate as alterações climáticas, sem ter um imóvel com “cara de madeira”.

A WWF coordena o programa Madeira é Legal, um protocolo de intenções assinado por 26 instituições para incentivar o uso da madeira certificada na construção civil brasileira. Se você se interessou pelo uso desse material, não esqueça de consultar um profissional que pensará a melhor solução para sua obra.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário