Empreendedorismo na Construção Civil

postado em 26 de maio de 2017 | categoria Sem categoria

empreendedorismo_construcao

O perfil empreendedor vem crescendo dentro da Engenharia Civil. Considerado tradicionalmente uma profissão com emprego garantido, as mudanças de mercado fizeram os profissionais considerarem a possibilidade de se tornar seus próprios patrões. Colocados muitas vezes em funções de gestão, os engenheiros estão cada vez mais preparados para comandar seu próprio negócio.
Mas para evitar as estatísticas negativas, é sempre bom contar com ajuda e orientação.

Panorama do empreendedorismo no Brasil

Segundo a Global Entrepreneurship Monitor (2014/2015), o Brasil é o primeiro lugar do mundo em abertura de novos empreendimentos. Também somos conhecidos por encontrar soluções inovadoras para os problemas que enfrentamos.

Essa criatividade, no entanto, nem sempre traz bons resultados. De cada 10 empresas, seis fecham antes de completar 5 anos. Isso acontece por diversos fatores, mas principalmente pela falta de conhecimento e planejamento para administrar um negócio. Para garantir o sucesso de seu empreendimento, é importante contar com treinamento e parceira, para além de uma visão global do mercado e um tino para perceber oportunidades.
Empreendedorismo de necessidade e de oportunidade

No país, existem duas vertentes de empreendedor. O empreendedorismo por necessidade é aquele que surge da falta de oportunidade de trabalho. É uma alternativa de geração de renda para o indivíduo e sua família. Apesar da importância deste modo de empreender, ele apresenta muitos riscos: empresas abertas sem planejamento, na urgência, sem medir prós e contras ou encontrar um diferencial para o negócio.

O empreendedorismo de oportunidade é maioria no Brasil. Este perfil é formado por profissionais mais instruídos e preparados, que optam por abrir o seu próprio negócio, independente das oportunidades de emprego. O crescimento das startups no cenário nacional é um reflexo deste empreendedor.

Empreendedorismo na Engenharia Civil

falamos aqui do aplicativo NET Resíduos. Este é apenas um exemplo de possibilidade de inovação dentro da engenharia. O campo de obras e construções continua funcionando a pleno vapor na economia brasileira e é um grande gerador de empregos. São possibilidades de negócios dentro da Engenharia Civil:

  • Reforma de imóveis: os blogs de reforma explodiram no Brasil e no mundo, tornando as pessoas mais exigentes com qualidade e estilo quando vão renovar a casa. Há também investimentos para deixar estabelecimentos comerciais mais refinados e residências com a cara dos donos.
  • Reparos hidráulicos, elétricos e instalações em geral: Nesse caso, o engenheiro é responsável, principalmente, por garantir a tranquilidade do contratante. Em geral, ele terceiriza a equipe e supervisiona a obra, garantindo aos moradores que os reparos serão de qualidade e duradouros.
  • Criação de projetos residenciais: como dissemos, a busca pela casa dos sonhos não passa mais pela simples compra de um imóvel. A reforma e adaptação de residências para adequá-las as necessidades e desejos dos proprietários é um mercado em crescimento.

Além disso, é possível identificar problemas e pensar em soluções inovadoras para questões que perpassam a construção civil. Use a tecnologia a seu favor e busque respostas para pontos cruciais que atravessam as obras.

A contratação de um engenheiro economiza tempo, pois o profissional é capaz de dimensionar a obra e calcular tempo necessário para executá-la de forma segura. Poupa dinheiro, ao diminuir desperdício de material e contratar apenas a mão de obra necessária. É garantia de qualidade e valorização do imóvel e evita o stress de se ter que gerir todo o processo de construção. Dessa forma, é possível encontrar diversos nichos de atuação dentro desse meio, com resposta positiva do público.

Capacitação e desenvolvimento

Como dissemos no começo deste texto, o êxito de um novo negócio está ligado à capacitação para geri-lo e a possibilidade de formar parcerias. No Brasil, existem algumas agências que fomentam o empreendedorismo e auxiliam o sucesso de pequenos negócios.

Um bom exemplo é o Sebrae. Dividido em sedes regionais, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas existe em todo o país e oferece consultorias e cursos presenciais e à distância para diversos segmentos. Para a Engenharia Civil, especificamente, o órgão tem uma página dedicada ao setor. Lá é possível encontrar artigos, panoramas de mercado e cursos de capacitação. O Sebrae oferece, ainda. consultoria para elaboração do plano de negócios e diversas formas de parcerias para os pequenos empreendedores.

Outra entidade que podemos citar é o CDL – Clube de Diretores Lojistas. Também existente em todo o país, essa associação tem unidades independentes que fomentam o comércio local. O CDL também oferece cursos e treinamentos, além de sempre se posicionar frente a políticas beneficiadoras do empreendedorismo nas cidades em que está presente.

Conhecendo profissionais de sucesso

Além do networking, tão importante para o desenvolvimento de qualquer negócio, conhecer a experiência de profissionais de sucesso é uma fonte de informação preciosa. Participar de eventos, como o Fórum de Empreendedorismo em Engenharia, é uma opção para ampliar contatos. Identificar especialistas e acompanhar suas redes sociais, assim como assistir palestras e consultorias, é um excelente caminho para adquirir conhecimento. Você pode, ainda, reunir um grupo e criar um evento que reúna vários palestrantes, fomentando o mercado.
Seguindo esses passos, o caminho do empreendedorismo na Engenharia tem tudo para ser um sucesso.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário