Mestre de obras: conheça esse profissional

postado em 02 de junho de 2017 | categoria Planejar e fazer

mestre-de-obra

Para que uma obra seja executada com perfeição, muitos profissionais estão envolvidos. Além do arquiteto e do engenheiro, uma figura fundamental é o mestre de obras. Encarregado do bom andamento de construções e reformas no dia a dia, esse profissional é o braço direito dos responsáveis pelo projeto e o encarregado pela execução bem-feita de cada uma das fases da obra.

As funções do mestre de obras

O mestre de obras é um profissional que está presente em praticamente todas as fases de uma reforma ou construção. Apesar de não ser exigida uma educação formal para exercer esse cargo, amplo conhecimento da área e cursos de qualificação são bastante valorizados. Como a responsabilidade é muito grande, a falta de conhecimento ou decisões tomadas com base em “achismo” podem comprometer todo o trabalho.

Mas afinal, o que faz o mestre de obras? Esse profissional é uma ponte entre engenheiros e arquitetos e os profissionais da construção como pedreiros, pintores, encanadores, etc. Por um lado, o mestre de obras conhece o projeto a fundo, discute detalhes da execução com engenheiros e arquitetos, participa de decisões estruturais. Por outro, é ele quem “traduz” os desenhos e cálculos do projeto para quem vai realizá-los na prática. É importante que o mestre de obras tenha uma boa noção de cálculos e também que conheça o trabalho de cada uma das áreas de uma obra.

Também são funções do mestre de obras:

– Fiscalização e supervisão da obra desde o início até a sua conclusão;

– Participar da instalação do canteiro de obras, definindo locais físicos conforme projeto, compor equipes, distribuir tarefas e acompanhar sua realização;

– Recebimento e checagem de materiais;

– Coordenação do trabalho dos pedreiros, serralheiros e outros profissionais da construção civil;

– Leitura e interpretação das plantas desenhadas por engenheiros e arquitetos;

– Cálculo da quantidade de material utilizado na construção;

– Manter informados engenheiros, projetistas, calculistas e arquitetos do andamento da obra;

– Manter, limpar, conservar, guardar e controlar todo material, aparelhos, equipamentos e local de trabalho, observando normas de segurança do trabalho;

– Controle do fluxo de serviços.

Como se tornar um mestre de obras

As responsabilidades profissionais de um mestre de obras são muitas e sua execução pode garantir ou comprometer a qualidade da obra. Assim sendo, por mais que não exija formação específica, para tornar-se um mestre de obras é necessário conhecimento e experiência.

É comum que eles tenham feito uma carreira dentro da construção: foram ajudantes, pedreiros, carpinteiros ou serralheiros, encarregados, ganhando experiência para atuarem na posição de coordenadores da obra.

Outra via possível são os cursos de qualificação oferecidos por várias instituições, como o SENAI ou o SESI. Atualmente há cursos online semipresenciais que também oferecem essa habilitação. Mesmo em casos de profissionais com experiência na construção civil, esses cursos são valiosos, pois ensinam sobre questões de legislação, cálculos e outros fatores que nem sempre estão presentes no dia a dia de uma obra.

É importante distinguir o mestre de obras e o encarregado. Muitos mestres de obra foram, primeiro, encarregados e estes são subordinados diretos do mestre de obras. O encarregado tem a função de coordenar as equipes e é comum ter mais de um encarregado em obras maiores: encarregado geral, encarregado de concretagem, encarregado de elétrica, encarregado de hidráulica, encarregado de acabamentos, etc. Em situações de ausência do mestre de obras, o encarregado geral assume a sua função. Este profissional pode ser descrito como um mestre de obras com menos experiência.

Engenheiro e mestre de obras: funções complementares

Um mestre de obras qualificado e de confiança é tão importante quanto um bom engenheiro ou arquiteto. Afinal, ele é quem representará esses profissionais no canteiro de obras. Também é importante ter jogo de cintura para lidar com os demais trabalhadores, equilibrado com a firmeza necessária para manter o andamento e os prazos da obra. O mestre de obras evitará desperdício de materiais e atrasos e é de sua responsabilidade responder as fiscalizações que ocorrerem no canteiro. Apesar de todo esse conhecimento e responsabilidade, o mestre de obras não substitui o engenheiro ou arquiteto responsável pela obra. São funções complementares. Para garantir o sucesso de sua reforma ou construção, procure indicações de profissionais da área que sejam sérios e confiáveis e sempre consulte profissionais qualificados para a elaboração de seu projeto.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário