Tecnologia na arquitetura e construção civil

postado em 09 de junho de 2017 | categoria Materiais e soluções

tecnologia-construçao

A convergência entre o on e o offline fez com que a vida pessoal e profissional se misturassem. Assim, o ambiente de trabalho estende-se como uma segunda casa. E como toda boa casa, precisa ser agradável e acolhedora. As empresas também entenderam que o bem-estar do funcionário impacta diretamente nos resultados. Dessa forma, a saúde física e mental dos colaboradores passaram a ser prioridade para muitos gestores.

O que isso tem a ver com a engenharia? Simples! Todas essas questões são levadas em conta na hora de construir ou reformar um escritório ou loja. Antigos espaços de trabalho estão sendo adaptados para darem conta dessas novas perspectivas. A tecnologia determinou mudanças no projeto. Mas também é a tecnologia quem apresentará soluções afinadas com as novas exigências dos trabalhadores e do mundo.

Construção sustentável

Com cada vez menos espaço, é importante construir de maneira racional, planejando os ambientes para o maior aproveitamento possível. Também é uma demanda, não apenas da nova geração, mas do público em geral, que as construções considerem questões de sustentabilidade.

Em Curitiba, foi construído o New Zealand Empresarial. O prédio apresenta salas com diferentes plantas e tamanhos, atendendo desde escritórios individuais até empresas com mais de 660m². Os materiais utilizados na construção do prédio garantem conforto térmico, reduzindo o uso de ar-condicionado. A luz natural também é aproveitada ao máximo, moderando o consumo de energia elétrica. O prédio conta com tratamento acústico, possui uma rígida política de reciclagem e re-uso de materiais orgânicos e inorgânicos e, em sua estrutura e acabamento, foram usados materiais de baixo impacto ambiental. O projeto conta, ainda, com torneiras inteligentes, vasos com caixa acoplada e aproveitamento de água para limpeza das áreas comuns, diminuindo os gastos com água. Com certeza, um modelo para os prédios do futuro.

Adaptando o ambiente de trabalho

Nem sempre é possível reconstruir o escritório do zero. Porém, existem adaptações simples que podem ser feitas em qualquer ambiente.

A luz natural, por exemplo, tem sido valorizada nesses novos projetos. Em contraste com as telas de computadores, tablets e celulares, escritórios tem ganhado janelas que aproveitam ao máximo a luz solar. Para a noite, luzes de led, preferencialmente programadas com sistema inteligente para se adaptar as mudanças de luz do dia e a ocupação dos espaços.

Outras situações demandam um pouco mais de planejamento. Com escritórios cada vez mais abertos, o ruído toma conta das áreas de trabalho e pode atrapalhar funcionários que precisam de mais concentração. Para reduzir esse impacto, o mercado oferece opções como carpetes e forro com alta qualidade acústica.

As áreas de circulação também ganham um novo conceito. Corredores podem ser pensados como espaços para pequenas reuniões de equipe ou para comunicações confidenciais ou particulares. Áreas de convivência, como a copa, ganham outro destaque, servindo como espaço de relaxamento e fortalecimento de relações interpessoais.

Há um entendimento de que boas ideias podem surgir a qualquer hora e em qualquer lugar. Desta maneira, conceber espaços  de convivência entre funcionários, além de gerar qualidade de vida, cria oportunidades para a criatividade e a inovação surgirem.

Construindo o ambiente ideal

Na hora de escolher um espaço para abrigar seu empreendimento, é importante levar em conta todos esses fatores. Lembre-se sempre que o ambiente terá reflexo direto no trabalho da sua equipe. Caso você já tenha uma sede e perceba a necessidade de mudanças, podemos ajudar você a encontrar a melhor solução para seu projeto.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário