Instalação hidráulica: como fazer corretamente

postado em 16 de junho de 2017 | categoria Planejar e fazer

instalaçao-hidraulica

Imagine as seguintes situações:

Você vai tomar banho e não sai água quente na torneira;

Ou durante o banho o ralo transborda;

Ou você vai lavar os pratos na pia da cozinha e o sifão está vazando. Você acaba de lavar toda a cozinha e quando você abre o armário debaixo da pia está tudo encharcado. E o pior, vazou tanta água que estragou o armário que custou caríssimo.

São vários os cenários desconfortantes e por isto um dos itens mais importantes de uma obra, seja residencial, sejam instalações comerciais, é a instalação hidráulica. Para executá-la, precisamos ter em mãos o projeto hidrossanitário, baseado no projeto arquitetônico que determinará os locais de pias, vasos sanitários, ralos e tanques, entre outras coisas.

Temos que tomar vários cuidados nesta etapa da obra: tudo tem de estar de acordo com o projeto e ser executado por mão de obra especializada. Não se pode economizar em nada nesta etapa de infraestrutura, muito menos nos materiais a serem utilizados.

Caso não siga os passos abaixo, este processo pode vir a dar muita dor de cabeça, com problemas muitas vezes difíceis de corrigir.

Confira pontos de atenção para ter uma boa instalação hidráulica.

Contratando a mão de obra

Acredita-se que é possível fazer o serviço hidráulico contando apenas com um pedreiro. Isso não é verdade. Cada profissional tem a sua especialização e vivência. O bombeiro hidráulico, também chamado de encanador, sabe ler o projeto e executar seguindo todas as etapas e normas da ABNT.

Ele sabe usar o tubo e as conexões, curvas, luvas e demais materiais corretamente, assim como dar o caimento certo da tubulação de esgoto.

Tenha atenção a esta contratação: o bombeiro hidráulico precisa ter experiência. Lembre-se que servente é um profissional que pode ser da área de civil, elétrica ou hidráulica, mas não pode fazer os serviços de um oficial antes de passar pelos processos corretos de certificação, que demandam experiência, estudo e dedicação. Hoje os grandes fabricantes Tigre e Amanco dispõe de cursos online.

Escolhendo tubos e conexões

Ao escolher tubos e conexões, fique atento para que todos sejam do mesmo fabricante. Também cheque a qualidade do material e as garantias. O tubo mais barato pode significar uma nova obra em pouco tempo. Nunca use fogo para flexibilizar e fazer emendas nos tubos. Isso compromete a qualidade do material e pode levar a rachaduras. Sempre usar as curvas e conexões apropriadas.

Muito cuidado nas instalações para água quente no projeto hidráulico. Pode-se usar canos de PVC apropriado e ou tubos de cobre, resistente ao calor, tempo e ação da água. Não conecte os tubos de cobre com conexões de PVC ou vice-versa. O material tem que ser o mesmo (e da mesma marca) para toda a sequência de canos.

Teste a rede antes de fechar as paredes

Os defeitos na instalação hidráulica demoram algum tempo para aparecer, e quando aparecem são sempre um grande transtorno. Para evitar surpresas e vazamentos, teste a rede com a técnica correta antes de fechar a parede e ou piso e colocar o revestimento. Isso evita que tubos e conexões com defeituosas e ou montagem errada fiquem escondidos. A ansiedade em ver a obra pronta pode nos levar a pular esta etapa. No entanto, só autorize o fechamento depois que toda a rede estiver testada e corrigida.

Instale mais de um registro

Muitas vezes, por economia, seleciona-se apenas um ponto para ser o registro geral. Mas quando temos mais de um ponto de água na construção, é importante que cada um deles tenha um registro próprio. Assim, caso seja necessário resolver algum problema hidráulico em uma área, as demais mantêm a autonomia e podem ser utilizadas. Esse é mais um caso em que o barato pode sair caro e economizar na obra pode significar gastar mais depois. Ou seja, determine registros separados para cada banheiro, cozinha, área de serviço ou outras áreas molhadas da obra.

Saiba a pressão da água

A pressão da água vai influenciar diretamente no funcionamento de aparelhos como o chuveiro e tem relação com a força da água nas torneiras e o tempo que leva para encher a caixa de descarga. Para evitar danos nos aparelhos elétricos e aborrecimentos, confira a pressão da água que vem da rua e também a que desce da caixa d’água até o seu imóvel.

Muito cuidado no local da caixa d’água. Sigam as normas corretas para ter pressão e caimento.

Plano de instalação hidráulica

Uma vez que a obra foi feita, esquecemos dela. Porém, guardar o projeto de instalação hidráulica é importante e evita acidentes. Com esse registro em mãos, nos resguardamos de furar canos ao instalar acessórios e também conseguimos localizar mais facilmente os problemas que surgirem, evitando quebradeiras desnecessárias.

Seguindo estas etapas, evitamos futuros problemas e desperdício de mão de obra e material. A nossa equipe está sempre a disposição para garantir a você uma construção ou reforma segura e de qualidade.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário