Ar-condicionado: qual o melhor para você?

postado em 27 de junho de 2017 | categoria Planejar e fazer

ar-condicionado

Com o aumento da temperatura ou em construções com estruturas mais quentes, o ar-condicionado é de grande ajuda. Mas esse equipamento consome energia e, se instalado incorretamente, pode virar a fonte de muitas dores de cabeça. Listamos alguns cuidados que você deve ter para escolher e instalar o seu aparelho.

Escolhendo o melhor modelo

Os distintos modelos de ar-condicionado oferecem soluções para espaços diferentes. Conhecer as características do ambiente e as particularidades de cada modelo de aparelho podem ajudar nessa fase de escolha.

  • Ar-condicionado Split: é o mais vendido atualmente, principalmente por ser destinado a ambientes mais espaçosos e que necessitam de uma maior ventilação. Esse equipamento é mais silencioso e tem um design mais bonito, misturando-se a decoração. Sua instalação e manutenção também são fáceis.
  • Ar-condicionado de teto: é recomendado para escritórios, salas comerciais, casas, boates e ambientes que precisam de uma melhor circulação de ar. Sua função de Duplo Swing” permite a movimentação das paletas, distribuindo o ar por todo o ambiente que está instalado.
  • Ar-condicionado cassete: sua grande vantagem é que ele pode ser escondido no forro de gesso. É o mais recomendado para ambientes comerciais, como lojas e shopping centers.
  • Ar-condicionado inverter: a tecnologia inverter tem se destacado por controlar o consumo de energia elétrica gasta pelo aparelho. Este aparelho é capaz de atingir a temperatura desejada no ambiente rapidamente e a mantém constante, com pouca oscilação de energia. Este sistema pode poupar 30% a 40% em consumo de energia.
  • Ar-condicionado de parede: também conhecido como modelo de parede ou janeleiro, é ideal para ambientes pequenos ou em que o nível de ruído não é um problema. É mais barato que os outros modelos, mas pode sofrer restrições de instalação pois são fixados nas paredes e ou janelas e pode alterar a fachada.
  • Sistema Fan Coil: muito utilizado em shoppings, hotéis, hospitais, esse sistema utiliza água gelada para a refrigeração, evitando o uso de gases refrigeradores. Em seu interior, possui um trocador de calor da água e do ar. Neste sistema normalmente o ar é distribuído por dutos e difusores. A unidade externa desses aparelhos é chamada de Central de Ar Gelada (CAG) e tem a estrutura projetada com mais de um chiller. A dimensão pode variar de um a dezenas de metros quadrados.
  • Sistema Self Contained: o ar-condicionado Self Contaneid une os dois conjuntos mecânicos no mesmo gabinete, ou seja, o evaporador e o condensador. Pode resfriar até um andar inteiro e, em geral, fica instalado na casa de máquinas do prédio.

Este tipo de equipamento deve estar previsto no projeto, pois sua instalação afetará na estrutura e estética da obra. Contate um especialista para definir o melhor ar-condicionado para sua necessidade e infraestrutura.

Preparando a estrutura

Uma vez que você escolheu o ar-condicionado ideal para seu ambiente, é necessário checar as condições estruturais. Para ligar as partes do seu aparelho, você terá:

1) Tubulação frigorífica – em cobre ou alumínio – com bitolas e espessuras adequadas à carga térmica que você escolher.

2) Tubulação para fiação elétrica. Os cabos devem ser dimensionados conforme a carga do aparelho e deve ser instalado um disjuntor exclusivo para cada aparelho de ar condicionado.

3) Para a drenagem da água, use tubos de PVC, ligados à rede pluvial da casa ou o dreno indicado em projeto.

A maioria dos modelos de ar-condicionado é composto por 3 partes: A unidade interna ou evaporadora, instalada dentro do ambiente, é aonde sai o ar com a temperatura programada; unidade externa ou condensadora, responsável por mudar o estado do refrigerante de gasoso para líquido; condensadores e compressores, que recebem o vapor refrigerante em baixa pressão e temperatura e eleva o vapor até uma temperatura e pressão maior.

Se você estiver construindo ou reformando o imóvel, a estrutura do ar-condicionado deve ser preparada junto à hidráulica e elétrica. Se for instalar em uma área já pronta, é necessário quebrar paredes para embutir essa infraestrutura.

Calcule bem a capacidade do ar-condicionado

A quantidade de BTUs (Unidade Térmica Britânica) ou TRs (Toneladas de Refrigeração) determinará a potência do seu aparelho. Para calcular corretamente a capacidade necessária, você precisa saber a metragem da área onde será instalado e se o sol incide pela manhã ou a tarde.

Cômodos menores, como quartos, podem receber equipamentos com menos BTUs. Por exemplo: se o ambiente tem 12m² e recebe sol pela manhã, necessita de menos potência que uma área com a mesma metragem, mas que tem incidência solar o dia inteiro. Salas ou ambientes comerciais precisam de mais potência. Lembre-se sempre de fazer a proporção área X incidência solar.

É levado também em consideração, principalmente em estabelecimentos comerciais, a quantidade de pessoas que utilizarão o ambiente por metro quadrado. Todos estes cálculos e parâmetros são feitos pelo projetista de ar-condicionado.

Escolha o melhor local para instalação

Ao pensar no local onde seu aparelho será instalado, tente deixá-lo o mais central possível, auxiliando um resfriamento igual em todo o ambiente. Também atente para a altura: o ar-condicionado deve ficar entre 1,50 e 1,80 do chão e ter uma distância de pelo menos 15 cm do teto.

A parte externa deve ficar em uma parede que não receba sol, se for possível, e a água que será expedida não deve danificar outros aparelhos. Especialmente em instalações já prontas, tome cuidado para que a tubulação do ar-condicionado não interfira nas instalações elétricas ou tubos de água e esgoto.

No caso de estabelecimentos comerciais é muito importante (e muitas vezes obrigatório, como em shopping centers), que o projeto de ar-condicionado mostre o local onde ficarão os equipamentos, os caminhamentos dos dutos e o posicionamento das grelhas e difusores.

Contar com mão de obra especializada é a maneira menos arriscada de instalar o seu ar-condicionado. Se tiver dúvidas, a equipe Henrique Castilho Consultoria está a disposição.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário