Otimizando o orçamento na construção civil
postado em 30 de junho de 2017 | categoria Para não errar
Em uma obra não é raro que os custos saiam do controle. Isso pode acontecer por desperdício, má administração e também por um cálculo malfeito durante a previsão de orçamento.
Para evitar surpresas e dissabores financeiros na execução de uma construção, nós separamos algumas orientações:
#1 Envolva todas as equipes na montagem do orçamento
Uma obra conta com diversas equipes: hidráulica, elétrica, pintura, pedreiros, serventes, marceneiros, engenheiro, arquiteto, entre outros. Ao envolver os responsáveis de todas essas áreas e pensar na obra como um todo, é possível escolher e mensurar o material de forma mais realista.
Juntas, as equipes podem antecipar problemas e encontrar soluções conciliatórias para diferentes áreas da construção. Este também é o momento de pensar na economia depois da conclusão. Às vezes, escolher materiais mais caros nessa fase, como tubulação de qualidade e lâmpadas de led, significa economia de água e energia no futuro.
Além disso, com a equipe toda envolvida entre si e com a obra, a tendência é que os trabalhos tenham um fluxo melhor, com menos desperdício de tempo e material. A comunicação é muito importante.
#2 Observe o cronograma físico-financeiro
O orçamento é uma arma poderosa para ter controle dos gastos em uma obra. Elabore-o da maneira mais detalhada possível, de maneira que fique claro caso tenha gastos inesperados ou de última hora.
O cronograma físico-financeiro irá te mostrar o quanto será gasto em cada fase da obra, permitindo maior controle e previsão de gastos. Um orçamento sólido deve conter informações detalhadas sobre recursos que serão consumidos em cada um dos serviços.
Lembre-se que o orçamento é uma ferramenta viva e mutável. Ao longo da obra, observe e recalcule sempre que necessário.
#3 Escolha bem fornecedores e materiais
Você organiza seu cronograma, mas o material não chega. Você escolhe um material, mas na hora de utilizá-lo descobre que ele não tem a qualidade desejada. No dia da entrega, o material está errado ou danificado.
Fornecedores e materiais são tão importantes para a obra quanto um projeto bem elaborado e uma equipe qualificada. Escolher alguém confiável para vender e entregar o material é uma das melhores maneiras de manter seus custos sobre controle e sua obra em dia.
O mesmo vale para materiais de qualidade. Mais uma vez, economizar durante a obra pode significar prejuízos no futuro. Na pior das hipóteses, pode levar a uma refação com custo adicional, seja durante a obra, atrasando-a, seja após sua conclusão.
Por mais que pareça cansativo, pesquise bastante, faça diferentes orçamentos e busque referências sobre os fornecedores e materiais que deseja utilizar. O trabalho inicial será recompensado pelo resultado final.
#4 Reaproveite material
Sobrou material? Ele pode ser reaproveitado em uma obra futura ou utilizado para outros fins. Tubos, por exemplo, podem virar uma boa base para jardins de parede mesmo em espaços muito pequenos. Procurar por um estilo industrial também é uma maneira de valorizar o uso de materiais de construção aparentes ou na decoração.
Caso você não vá fazer outra obra em breve, uma boa solução é procurar grupos de venda e troca de material de construção nas redes sociais.
Além de econômico, o reaproveitamento de material é sustentável. No Brasil, o descarte da construção civil ainda é baixo e muito raramente feito de maneira adequada. Ao reutilizar material, você contribui para um ambiente mais limpo e com menor risco de acidentes.
#5 Use a abuse da tecnologia
A tecnologia veio para ajudar e na construção civil não poderia ser diferente. O uso de programas específicos para a engenharia civil, aplicativos e outros gadgets pode otimizar o processo de controle e execução de obras, aumentando sua eficácia. Modernizar processos que muitas vezes parecem imutáveis traz excelentes resultados. Renovando esses processos, é possível:
→ Registrar informações de orçamentos que podem ser localizadas ou associadas a outros dados da obra a qualquer momento;
→ Promover a gestão eletrônica de contratos, aluguel de máquinas e outros documentos que ficarão armazenados juntos e acessíveis por todos os responsáveis;
→ Padronizar e organizar processos internos, integrando departamentos e garantindo eficiência de recursos e agilidade de procedimentos;
→ Cruzar informações e pode visualizar mais facilmente a necessidade de replanejamento;
→ Manter todas as equipes informadas e em contato, possibilitando a troca de informações e solução conjunta de problemas;
→ Gerir múltiplas obras, separando-as por projetos e tendo os dados de cada uma delas, em separado, ao alcance da mão.
Um estudo realizado pela Deloitte mostra que a diferença entre a previsão de custos e o custo final pode chegar a 21,7%. Para a previsão segura de uma obra, lembre-se de exigir um contrato bem elaborado. Este deve conter uma planilha orçamentária com metragem e preços unitários de todos os itens. O cronograma físico-financeiro e a relação de todos os projetos que fazem parte da obra devem estar listados. E, claro, deve ter firma reconhecida e ser assinado por duas testemunhas. Seguindo esses passos, acreditamos que essa disparidade possa ser controlada e diminuída de maneira considerável. Para ter o orçamento mais correto e bem calculado para sua reforma ou construção, contrate um profissional.
postado por Henrique Castilho
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