Construção Sustentável: como fazer

postado em 07 de julho de 2017 | categoria Materiais e soluções

construcao-sustentavel

A sustentabilidade é uma preocupação crescente em todos os setores. Na construção civil, não é diferente. Já discutimos aqui sobre materiais sustentáveis e sobre as melhores maneiras de descartar resíduos sem afetar o ambiente.

Mas é possível construir um projeto sustentável, minimizando seus impactos no ambiente mesmo anos e anos após sua conclusão. Se você deseja uma construção sustentável, precisa conhecer essas orientações.

Fique atento a legislação

A construção civil é responsável pela geração de quase 50% dos resíduos sólidos no país. Isso não seria um problema se o descarte correto, reciclagem e reutilização fossem aplicados. No Brasil, a Conam já criou algumas regulamentações para garantir o correto destino dos restos das obras, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Os resíduos são classificados por tipo e cada categoria pede um tipo de descarte:

Resíduos A e B: podem ser reciclados e reaproveitados. Tijolos, telha, argamassa, plástico, papel e vidro, são alguns exemplos de resíduos A e B. Outra opção para esse tipo de material é revendê-lo para outras construções. Ressaltamos que mesmo em caso de reaproveitamento, esse material não deve fazer parte da estrutura da obra.

Resíduos C e D: No caso dos resíduos C, não existe tecnologia ou aplicações viáveis para sua reciclagem ou reutilização. Devem ser separados e encaminhados para as Áreas de Transbordo e Triagem. Os resíduos D são tintas, solventes e óleos. As próprias fabricantes oferecem orientações sobre armazenamento, lavagem e descarte de latas.

Atentar-se para estas orientações e leis é o primeiro passo para uma construção sustentável.

Fique atento a eficiência energética

Costumamos nos esquecer do impacto que o uso de energia elétrica tem no meio ambiente. Essa energia quase nunca é gerada de forma limpa e hidrelétricas, por exemplo, tem grande impacto ambiental em seu entorno. Hoje já é possível instalar pequenas placas de energia solar em residências individuais ou usar um sistema que atenda a todo um prédio, por exemplo.

Cuidar da eficiência energética de uma obra, além de garantir contas mais baixas para o imóvel, também impacta positivamente no ambiente.

Planeje a parte hidráulica

Além de escolher um bom material, evitando vazamentos, e de conferir a estruturação antes de fechar a obra, é possível tomar outras atitudes. Usar caixas acopladas nos vasos sanitários, pensar num sistema de captação de água da chuva, reaproveitar a água da lavagem de roupa são algumas das atitudes que tornam a parte hidráulica da obra sustentável.

Respeite o entorno

Ao escolher o terreno onde instalará sua obra, observe o entorno. Quais as características ambientais daquela localização? Como a sua construção impactará ou contribuirá com este entorno?

Observe também as características sociais. A construção civil é uma parte da sociedade e deve contribuir com o ambiente.

Tenha ideias inovadoras

Ao fazer seu projeto sustentável, encontrou um problema que parece insolúvel? Buscar soluções inovadoras e criativas, além de resolver as questões da sua obra, pode ajudar o campo da construção civil a avançar e se tornar mais benéfico ao meio ambiente.

Atualmente, já temos vários materiais e técnicas para garantir que um projeto seja sustentável desde sua concepção. A melhor maneira de garantir que o projeto atenderá ao meio ambiente e será funcional é contratando um profissional. O engenheiro está apto para encontrar as melhores soluções para sua obra, com segurança e qualidade.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário