Sistemas de aquecimento: qual o melhor para você?

postado em 14 de julho de 2017 | categoria Materiais e soluções

aquecimento-sistemas-HEN

Ao fazer o projeto de construção ou reforma de uma residência ou ponto comercial, precisamos nos ater a muitos detalhes. O sistema de aquecimento de água é um dos pontos que precisa ser bem definido, garantindo que teremos o melhor custo-benefício para nosso uso. Conheça os detalhes de cada uma das opções disponíveis.

Os tipos de aquecimento

Existem três tipos de sistema de aquecimento mais comuns: elétrico, a gás e termossolar. No aquecimento elétrico e a gás, existe ainda a subdivisão em aquecedores de passagem e por acumulação.

O aquecimento elétrico costuma ser o mais comum nas residências do país. O sistema a gás costuma ser usado em grandes cidades e em locais onde a energia elétrica é de difícil acesso.

O sistema termossolar ganhou muita popularidade nos últimos anos. Apesar de ter uma instalação de alto custo, esse valor será rapidamente compensado pela economia no consumo de energia. Além disso, é a mais sustentável das opções.

Sistema de aquecimento elétrico

O sistema de aquecimento elétrico é feito pelo uso de resistências elétricas e se divide em dois tipos:

→ Aquecimento elétrico de passagem: instalados diretamente no ponto de uso, como os chuveiros elétricos e alguns aquecedores colocado sob as pias para esquentar a água das torneiras. Eles tem baixo custo de instalação, uma vez que não precisam de tubulação especial, e manutenção. Como contras, ele pode apresentar baixa eficiência e tem alto consumo de energia.

→ Aquecimento elétrico por acumulação: normalmente chamados de boilers, esses aquecedores acumulam água em seu cilindro e a mantém aquecida através da resistência. Por um lado, o aquecimento da água é mais eficiente que nos aquecedores elétricos de passagem e mais de um ponto de água pode ser atendido. Por outro, o consumo de energia é bem alto, uma vez que o boiler usa a resistência para manter a água aquecida.

Sistema de aquecimento a gás

aquecimento-gas

Esse sistema não é muito comum no país. Funcionam com gás natural – encanado nas cidades grandes – ou gás GLP, o gás de botijão. Ao decidir por esse equipamento, é necessário definir qual gás será usado, pois isso determinará o tipo de instalação. Assim como o aquecimento elétrico, se divide em:

→ Aquecimento a gás por acumulação: Semelhante aos boilers elétricos, esse sistema acumula água em um cilindro a mantém quente o tempo todo. Pode atender a mais de um ponto de água e entrega água aquecida já no primeiro jato. Não consome energia, sendo vantajoso em relação ao elétrico, mas é um sistema que demanda muito cuidado para evitar acidentes com o gás.

→ Aquecimento a gás de passagem: são pequenos e aquecem imediatamente a água que passa pelo sistema, devolvendo-a ao cano. São restritos em relação aos pontos de atendimento e o primeiro jato de água é sempre frio, o que se converterá em desperdício. Também precisam de acesso a uma área externa para sua chaminé.

Muitas instalações a gás são mistas, juntando os dois sistemas em uma central térmica. Essa opção, por vezes conjugada também ao sistema elétrico, garante que sempre haja água quente disponível.

Sistema de aquecimento termossolar

aquecimento-termossolar

Com o aumento da preocupação ambiental, as construções também buscam soluções sustentáveis e o aquecimento termossolar é uma opção boa nesse contexto. Este sistema exige espaço e exposição ao sol, sendo instalado no teto, geralmente.

Este sistema funciona por acumulação, usando o sistema de boiler que conta com uma resistência para manter a água aquecida a noite ou em dias de pouco sol.

A instalação é mais cara e complexa que a dos outros sistemas. No entanto, esse valor é rapidamente compensado no consumo de energia. Além disso, é a solução que menos afeta o meio ambiente.

Escolhendo o melhor sistema

Ao optar por qualquer um dos sistemas deve-se levar em conta o valor de instalação, consumo e manutenção, mas a adequação. As condições e necessidades de cada imóvel e de quem o utilizará também tem que ser consideradas. Para garantir o sistema mais eficiente, assim como uma instalação segura e de qualidade, entre em contato com um profissional competente. A Henrique Castilho Consultoria está a disposição para esclarecer dúvidas ou fazer seu projeto.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário