Rejunte: como escolher?

postado em 21 de julho de 2017 | categoria Para não errar

hen-rejunte

Escolher os revestimentos para a obra costuma ser uma das fases mais divertidas de qualquer projeto. Com a grande variedade de cores, estampas e formatos, os revestimentos são responsáveis por dar às construções a personalidade de seus proprietários. Mas para finalizar os pisos e revestimentos, um pequeno item passa quase despercebido: o rejunte. Você sabia que esse item, que parece apenas decorativo, é essencial para a qualidade do seu piso ou parede?

Afinal, para que serve o rejunte?

Além de ter uma função estética importante, e ajudar a ressaltar ou suavizar as características do revestimento, o rejunte é usado para garantir a regularidade das superfícies. Ele evita a entrada de água e umidade nas juntas das paredes, garantindo salubridade ao ambiente.

Esse material também é útil para disfarçar pequenas falhas e irregularidades dimensionais das placas ou mesmo erros menores cometidos pelo azulejista.

Por fim, ele é mais maleável e serve como alívio de tensões no pano revestido. Isso significa que o rejunte torna mais fácil a substituição de placas cerâmicas em reformas hidráulicas ou troca de peças.

Tipos de rejunte

Agora que você já sabe quais são as utilidades de um rejunte, vamos aprender sobre quais os tipos e onde podem ser utilizados. Basicamente, existem 3 tipos, classificados de acordo com sua composição:

→  Acrílico: feito de resina acrílica, cimento, aditivos, polímeros, agregados minerais e pigmentos.

→  Cimentício: composto por cimento e agregados minerais, pigmento, aditivos e polímeros.

→  Epóxi: bicomponente de resina epóxi em cores variadas e de um catalisador que provoca o endurecimento da massa.

Cada um desses tipos oferece diferentes usabilidades. Para escolher o ideal para o seu revestimento, existem alguns critérios como cor, tamanho da junta e local de aplicação. Uma combinação desses critérios e do custo-benefício é a resposta para qual o rejunte perfeito para sua obra.

Escolhendo o rejunte ideal

Definimos que há 3 critérios básicos para a escolha do rejunte. Com relação ao local de aplicação, os 3 tipos de se aplicam a todos os locais: externos ou internos para pisos e paredes com condições normais de uso.

A cor é uma escolha pessoal e não influencia na qualidade. Em geral, as pessoas escolhem uma cor o mais próxima possível da cor do revestimento. Com a cor próxima a do piso ou azulejo, cria-se a sensação de continuidade na superfície. No entanto, atualmente usa-se bastante cores diferentes e mesmo contrastantes, usando o rejunte como parte da decoração do ambiente. Um bom exemplo desse uso é a aplicação de diferentes cores com o azulejo subway tile.

images  13684157625_14bdc184ee_o

O critério realmente relevante para a escolha é o tamanho da junta. Para juntas maiores, o rejunte cimentício é o melhor. Escolha esse entre 3mm e 10mm. Em juntas menores, use os rejuntes epóxi ou acrílico.

Há ainda alguns outros cuidados a serem tomados: em box e locais que recebem água diariamente, é melhor evitar o rejunte cimentício. Piscinas e pisos sujeitos a agentes químicos demandam rejuntes especiais e isso deve ser combinado previamente com o responsável pela obra. Siga as instruções do fabricante e lembre de sempre proteger e limpar as peças logo depois da aplicação, para evitar que o azulejo ou piso fique manchado.

Para escolher os melhores materiais para sua residência ou estabelecimento comercial, o ideal é contar sempre com a ajuda de um especialista. A equipe da Henrique Castilho Consultoria está sempre a disposição para te proporcionar uma obra tranquila e um resultado de qualidade.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário