A importância das normas na construção civil

postado em 15 de março de 2017 | categoria Para não errar

A importância das normas na construção civil

Nos adequamos às normas o tempo todo. As regras impostas pelos pais durante a infância, as diretrizes da escola na qual estudamos, a instrução normativa da empresa em que você trabalha. Apesar do “jeitinho brasileiro” sempre tentar prevalecer, não há como escapar de normas. O mesmo vale para a construção civil.

No Brasil, o setor é normatizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. Alinhado com as tendências internacionais, o órgão está em atividade desde 1940 e sua atuação é de grande importância para o cenário. Por que? Explicamos logo abaixo.

 

A Importância das normas ABNT

Como comentamos anteriormente, a ABNT surgiu em 1940. Naquela época, o grande problema para o cenário, tanto na construção civil quanto para o cenário científico de pesquisa, era a inconsistência.

Um exemplo claro era de que, na época, existiam dois grandes laboratórios de pesquisa, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que constantemente, não concordavam entre si entre aprovar ou reprovar um projeto de pesquisa. O problema ocorria porque cada instituição possuía seu próprio padrão de avaliação, que constantemente não “casavam” entre si.

Nesse cenário, a ABNT surgiu para definir padrões e universalizar os critérios de avaliação. Sua importância para a construção civil foi em justamente contribuir para que não se construa de qualquer forma, com a ausência de padrões de qualidade bem definidos e dessa forma contribuindo para estruturas frágeis e perigosas. Graças à ABNT, não se pode construir de qualquer maneira. Temos normas a seguir.

 

E todos respeitam as normas?

Vamos usar o exemplo de um lugar comumente frequentado por todas as idades: cinemas. Sempre antes de um filme começar, surge a mensagem de que “este cinema é protegido pela seguradora e cumpre rigorosamente as normas de segurança”.

O grande problema é que nós, frequentadores, não temos a certeza de que essas normas realmente estão sendo cumpridas. Afinal, os extintores de incêndio estão sendo vistoriados? A rede de sprinklers, responsável por apagar incêndios automaticamente, está pressurizada? Os detectores de fumaça estão em funcionamento?

Essas são algumas perguntas que, caso não respondidas, podem contribuir para verdadeiras catástrofes. As normas existem, mas algumas organizações buscam formas de burlá-las para cortar custos e burocracia. Um incêndio em que o os extintores e sprinklers estão defeituosos farão com que as chamas, antes passíveis de serem apagadas sem grandes danos, contribuam até mesmo para fatalidades.

Por isso, assim como as normas, a fiscalização se faz necessária. A prefeitura tem a função de vistoriar se as obras em andamento estão regulares, assim como o corpo de bombeiros verifica se as normas estão sendo respeitadas em vários locais em funcionamento, como cinemas. Sabemos que nem sempre esse tipo de verificação ocorre, por isso é importantíssimo que a população exija esse tipo de procedimento. Afinal, a segurança de todos está em jogo.

 

Conforme comentamos no início do texto, o “jeitinho brasileiro” sempre tenta prevalecer, mas deve ser cortado pela raiz para garantir construções de qualidade. Para saber mais sobre as normas e fiscalização na construção civil, procure um consultor. Além de oferecer dicas para a sua obra, um profissional especializado garante a eficiência que você precisa com os menores custos, isso sem perder na qualidade do projeto.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário