Desperdício na construção civil: como tornar seu projeto mais eficiente

postado em 22 de fevereiro de 2017 | categoria Planejar e fazer

Desperdício na construção civil

O desperdício é um assunto crucial na construção civil e que, muitas vezes, não lhe é dado a devida importância. E não só no setor, mas em outros âmbitos também. O desperdício é um aspecto cultural na vida do brasileiro, tão arraigado que muitas vezes é difícil de perceber.

Quem não se lembra quando, no início dos anos 2000, o Brasil sofreu uma série crise energética, obrigando os brasileiros a reduzirem o consumo de energia elétrica? Tivemos que nos reeducar e passamos a ter novos hábitos que ajudaram a criar um novo padrão de comportamento.

Desperdício significa a utilização de recursos além do necessário e está relacionado diretamente a eficiência e produtividade. No caso da construção civil, isso significa que o desperdício abrange não apenas o uso de materiais, mas também de maquinário, tempo dos trabalhadores e exatidão na execução do serviço. O setor estima que o desperdício pode representar 30% no custo das construções.

E imagine sua obra custando 30% a menos? Certamente você teria um destino para esse dinheiro bem melhor do que o ralo. Então veja alguns pontos que você deve estar atento para evitar o desperdício em sua obra.

 

Planejamento

Uma das principais causas de desperdício é a falta de planejamento. Situações que poderiam ser detectadas nesta etapa muitas vezes são percebidas apenas na execução da obra. Algumas podem ser ajustadas rapidamente, mas grande parte delas não. Na escolha por fornecedores, avalie o quanto é dedicado à fase de planejamento. É provável que muitos profissionais nem mesmo especifique esse item no escopo de seus projetos. Outros tendem a reduzi-lo ao máximo por ser intangível e muitas vezes pouco valorizado pelos clientes em geral.

 

Normas Técnicas

A alta eficiência – e, portanto, o baixo desperdício – só pode ser alcançado a partir do uso de metodologias consistentes. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dispõe de cinco normas específicas sobre resíduos na construção civil (NBR 15112 a 15116). Segundo a própria ABNT, “as normas asseguram as características desejáveis de produtos e serviços, como qualidade, segurança, confiabilidade, eficiência, intercambialidade, bem como respeito ambiental – e tudo isto a um custo econômico.”

O processo de desenvolvimento das normas é bastante robusto e agrega as melhores práticas das indústrias. Veja aqui como as normas da ABNT são elaboradas.

Por isso, procure saber se seus profissionais atuam a partir de metodologias e normas consistentes que tratem especificamente do tema de resíduos e desperdício.

 

Escolha de materiais

Outra forma de desperdício comum é na escolha de materiais. Esta deve ser uma escolha técnica e bem justificada. Materiais com especificações superdimensionadas para o que sua obra realmente precisa irão elevar seu custo total sem necessidade. A metáfora do “Tiro de canhão para matar passarinho” ilustra bem esse ponto.

Por outro lado, materiais subdimensionados, ainda que mais baratos, poderão incorrer em maiores custos posteriores. Esse tipo de desperdício é difícil de perceber e de medir, pois muitas vezes demoram para aparecer.

 

Gestão da obra

Assim como o planejamento, o gerenciamento é uma etapa crítica para o sucesso de uma obra. Procure saber como seus fornecedores gerenciam o projeto – o que é controlado, como é controlado, qual a rotina desse trabalho. Empresas que investem em sistemas de gestão têm mais chances de serem eficientes que aquelas que utilizam ferramentas mais caseiras.

 

Soluções sustentáveis

A sustentabilidade está ancorada em três pilares: econômico, social e ambiental. Uma de suas máximas é a utilização consciente de recursos e o uso de fontes renováveis, que podem ser uma ótima maneira de evitar desperdícios ao longo do tempo. Saiba como tornar a sua construção sustentável.

A escolha por empresas e profissionais orientados à sustentabilidade lhe trará maiores chances de ter economia em sua obra.

 

Precisamos falar sobre desperdício

Além de todos esses pontos levantados, converse de uma maneira mais geral sobre o tema com seus fornecedores. Mostre sua preocupação sobre o assunto e busque entender sobre como o desperdício é gerenciado e quais as principais ações feitas para evita-lo.

Se você quiser saber mais sobre o assunto e quer que seu projeto seja eficiente, converse com um consultor.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário