Construção sustentável: aplicações em sua obra

postado em 15 de fevereiro de 2017 | categoria Planejar e fazer

Construção sustentável

A sustentabilidade é um assunto em pauta na atualidade. Cada vez mais, buscamos ações com o menor impacto para o meio ambiente e a sociedade, visando a qualidade de vida das pessoas envolvidas. Na área de engenharia civil, a construção sustentável vem se tornando uma alternativa muito viável, resultando inclusive em economia para o seu projeto.

Só para você ter uma noção, cerca de 50% dos resíduos gerados pelo homem são provenientes de obras e construções. Aqui, consideramos consumo de matéria, energia, além de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Os dados são do Conselho Internacional da Construção (CIB).

Diante do impacto apresentado, a construção civil possui grande relevância em projetos sustentáveis. Além de adotar o consumo consciente dos recursos, devemos desenvolver medidas para evitar o desperdício (problema muito comum em obras) e a quantidade de resíduos gerados.

 

Como tornar a sua construção sustentável

Começamos com a gestão do seu projeto. Ao planejar todo o processo, você pode adotar diretrizes para uma execução consciente e econômica no canteiro de obras.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) disponibiliza algumas normas visando uma construção sustentável. Por exemplo, a ABNT NBR 15112:2004 estabelece a correta gestão de resísudos sólidos em sua obra e os impactos para o meio ambiente. Já a ABNT NBR 15215-3:2005 fala sobre a redução do consumo de energia por meio da utilização da iluminação natural.

Outras ações, sendo muitas delas bem viáveis para vários tipos de empreendimentos, incluem:

  • Consumo consciente de energia ou de energias renováveis (solar, eólica, hidráulica, biomassa).
  • Consumo consciente de água, com reaproveitamento da água da chuva.
  • Projetos flexíveis de arquitetura e engenharia para readequação a futuras necessidades, evitando retrabalhos e até mesmo demolições.
  • Utilização de materiais com menor impacto ambiental.

 

As vantagens da construção sustentável

Além de reduzir o impacto ambiental, a sustentabilidade na construção civil permite projetos conscientes sem perder na eficiência esperada. O consumo racional dos recursos e o menor desperdício de materiais ainda impacta diretamente no seu bolso, reduzindo assim os custos do seu empreendimento.

Outra vantagem do modelo sustentável é que você oferece qualidade de vida para as pessoas envolvidas e condições de segurança para os trabalhadores, evitando assim os acidentes mais comuns na construção civil.

 

Consulte um especialista!

Para saber mais sobre como adotar a construção sustentável em seu projeto, procure um consultor. Além de oferecer dicas para a sua obra, um profissional especializado garante a eficiência que você precisa com os menores custos, isso sem perder na qualidade. Entre em contato!

 

 

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário