Tendências de 2017: estilo industrial

postado em 13 de outubro de 2017 | categoria Sem categoria

industrial-capa

 

Falamos sobre as tendências na construção civil deste ano, e um dos estilos que se destaca  é o industrial. Apesar de parecer uma nova tendência, o estilo surgiu entre 1950 e 1970 nos Estados Unidos. No bairro Soho, os galpões de antigas fábricas abandonadas se tornaram ateliês e apartamentos de alguns artistas. Os novos moradores fizeram reformas para que o local se adaptasse melhor, mas mantiveram as características do lugar.

O estilo industrial busca funcionalidade e atemporalidade, se encaixando perfeitamente aos dias atuais e permanecendo interessante com o passar dos anos. Hoje a tendência é usada em casas, restaurantes, lojas e escritórios.

Características do estilo industrial

industrial

A estrutura aparente é uma das  maiores características do estilo industrial. Vigas e pilares não possuem nenhum revestimento, muitas vezes os azulejos são instalados só em meia parede e os toques de cor ficam por conta dos detalhes de decoração.

Assim como as vigas, pilares e paredes, as instalações elétricas e hidráulicas também ficam expostas. Nos antigos galpões não havia a necessidade de revestir tais estruturas e quando o estilo foi adaptado para ateliês e residências, esta era uma maneira de economizar tempo e dinheiro em reformas.

Seguindo a aparência das cidades e indústrias, a decoração industrial usa cores mais sóbrias, como o preto, branco e o cinza. O cobre também aparece aqui, remetendo principalmente aos antigos canos e estruturas de ferro. Os acabamentos são mais simples e naturais. O cimento queimado e os tijolos aparentes são os revestimentos mais comuns.

Ainda se inspirando nos galpões, esse estilo preza por espaços amplos, práticos e integrados. Por isso funciona tão bem em estabelecimentos como coworkings e restaurantes, por exemplo. Em lojas, pode ser uma ótima maneira de exibir maior número de produtos e em residências é uma excelente opção para as áreas sociais. Portas e janelas também são grandes, explorando ao máximo a luz natural e uma boa ventilação.

industrial

Caso reformar ou construir não seja possível, os acessórios podem ser uma ótima maneira de incorporar o estilo industrial ao seu espaço. Objetos de metal, como lustres, bancos e mesas, lâmpadas de filamento, escadas antigas usadas como decoração e elementos que remetam ao ambiente urbano são excelentes opções.  Os acessórios também podem ser responsáveis por levar com a um ambiente industrial. Se essa for a sua intenção, vermelho, verde, ouro velho e cobre são tonalidades que se encaixam muito bem no ambiente.

Estilo industrial e a construção civil

A princípio, o estilo industrial não era muito aceito. Era considerado algo simples e sem valor. Hoje, depois de anos, a tendência é uma das favoritas do ano e estrutura aparente ou o chão de cimento queimado são objetos de desejo. Apesar de ser muito comum nas casas e apartamentos, o comércio também aderiu a esse estilo. Lojas, restaurantes e até os escritórios apostam na tendência em busca de praticidade, integração e estilo.

Você também já se rendeu ao estilo industrial? Ou quer incorporar a tendência no seu espaço? Aposte nas dicas acima e não esqueça de contratar uma boa equipe de trabalho.

 

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário