Lâmpadas de LED: porque utilizar
postado em 10 de novembro de 2017 | categoria Materiais e soluções
As lâmpadas LED são econômicas e ecologicamente corretas e estão cada vez mais populares. Hoje, apesar de ser um pouco mais caras que as lâmpadas fluorescentes, já estão cada vez mais presentes em residências e estabelecimentos comerciais. Isso porque o investimento nesse tipo de iluminação traz grande economia na conta de luz e resultados mais eficientes.
O que é a tecnologia LED
Light Emitter Diode ou Diodo Emissor de Luz (LED) é uma tecnologia que transforma energia elétrica em luz, elas se diferenciam de outras lâmpadas pois não utilizam filamentos metálicos nem descarga de gases. A tecnologia foi inventada na Rússia, ainda nos anos 20 e desde os anos 60 é utilizada em pequenos dispositivos, como calculadoras e circuitos. Mas foi só a partir dos anos 90, com a descoberta do LED Azul (antes, eram utilizados o verde e o vermelho) e o aperfeiçoamento da tecnologia, foi aplicado como fonte de energia mais eficiente e sustentável.
Os responsáveis por esse passo foram 3 cientistas japoneses, Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura, que ganharam o Prêmio Nobel de Física de 2014. Hoje é possível encontrar tecnologia LED em televisores, monitores, computadores, celulares, lanternas e luminárias.
Aplicando as lâmpadas de LED
Quando começaram a aparecer no comércio, as lâmpadas de LED tinham um custo muito alto, podendo ter preço inicial de quarenta reais. Por esse motivo, o uso desse tipo de iluminação não era muito difundido e ou não era usado ou era restrito a alguns ambientes de pouca iluminação.
Hoje já é possível encontrar esse tipo de lâmpada a partir de nove reais e com o impacto positivo que causam no consumo de energia, já viraram uma febre. Se estávamos acostumados a ver esse tipo de lâmpada apenas em arvores de natal, hoje elas aparecem em casas comuns ou luminárias extremamente descoladas.
Com a popularização, diferentes tipos foram feitos. Elas podem ser:
PAR e AR: recomendadas para substituir lâmpadas halógenas, não utilizam mercúrio e são eficazes no consumo de energia.
Dicróica: é excelente para fins decorativos e para complementar a iluminação de espaços onde for instalada. É muito utilizada em nichos e expositores de salas comerciais.
Tube: com preços mais elevados, esse tipo se adapta melhor a espaços comerciais e compensa em termos de design, proporcionando iluminação e beleza para a decoração.
Vantagens da lâmpada de LED
Como já dissemos, esse tipo de lâmpada é econômica e ecologicamente correta. Além de consumir menos energia, sua vida útil é de, em média, 50 mil horas, contra 10 mil horas da lâmpada fluorescente. É doze vezes mais eficiente e reduz a conta de luz em quase 90%. Não emite calor e nem raios ultravioleta.
Outra vantagem que pode ser citada é a baixa manutenção. Por sua longa vida útil, quase não precisam ser trocadas. Como não utilizam metais pesados, não demandas descarte especial. Não emitem raios IV/UV o que evita danos à pele, plantas e também objetos ou produtos expostos como roupas, calçados, móveis, decorações e obras de arte.
Com todas essas vantagens, e também com modelos variados que combinam com qualquer estilo, não há desculpa para não aderir ao uso do LED nas residências e comércios. Para montar o projeto ideal para sua estrutura elétrica e de iluminação, não deixe de entrar em contato com um bom profissional.
postado por Henrique Castilho
compartilhe
Sobre
Consultor com 35 anos de experiência na área de Engenharia Civil. Soluções completas para projetos residenciais e comerciais. Conheça.
Leia o perfil completo