Lâmpadas de LED: porque utilizar

postado em 10 de novembro de 2017 | categoria Materiais e soluções

lampadas-de-led

As lâmpadas LED são econômicas e ecologicamente corretas e estão cada vez mais populares. Hoje, apesar de ser um pouco mais caras que as lâmpadas fluorescentes, já estão cada vez mais presentes em residências e estabelecimentos comerciais. Isso porque o investimento nesse tipo de iluminação traz grande economia na conta de luz e resultados mais eficientes.

O que é a tecnologia LED

Light Emitter Diode ou Diodo Emissor de Luz (LED) é uma tecnologia que transforma energia elétrica em luz, elas se diferenciam de outras lâmpadas pois não utilizam filamentos metálicos nem descarga de gases.  A tecnologia foi inventada na Rússia, ainda nos anos 20 e desde os anos 60 é utilizada em pequenos dispositivos, como calculadoras e circuitos. Mas foi só a partir dos anos 90, com a descoberta do LED Azul (antes, eram utilizados o verde e o vermelho) e o aperfeiçoamento da tecnologia, foi aplicado como fonte de energia mais eficiente e sustentável.

Os responsáveis por esse passo foram 3 cientistas japoneses, Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura, que ganharam o Prêmio Nobel de Física de 2014. Hoje é possível encontrar tecnologia LED em televisores, monitores, computadores, celulares, lanternas e luminárias.

Aplicando as lâmpadas de LED

Quando começaram a aparecer no comércio, as lâmpadas de LED tinham um custo muito alto, podendo ter preço inicial de quarenta reais. Por esse motivo, o uso desse tipo de iluminação não era muito difundido e ou não era usado ou era restrito a alguns ambientes de pouca iluminação.

Hoje já é possível encontrar esse tipo de lâmpada a partir de nove reais e com o impacto positivo que causam no consumo de energia, já viraram uma febre. Se estávamos acostumados a ver esse tipo de lâmpada apenas em arvores de natal, hoje elas aparecem em casas comuns ou luminárias extremamente descoladas.

Com a popularização, diferentes tipos foram feitos.  Elas podem ser:

PAR e AR:  recomendadas para substituir lâmpadas halógenas, não utilizam mercúrio e são eficazes no consumo de energia.

Dicróica: é excelente para fins decorativos  e para complementar a iluminação de espaços onde for instalada. É muito utilizada em nichos e expositores de salas comerciais.

Tube: com preços mais elevados, esse tipo se adapta melhor a espaços comerciais e compensa em termos de design, proporcionando iluminação e beleza para a decoração.

Vantagens da lâmpada de LED

Como já dissemos, esse tipo de lâmpada é econômica e ecologicamente correta. Além de consumir menos energia, sua vida útil é de, em média, 50 mil horas, contra 10 mil horas da lâmpada fluorescente.  É doze vezes mais eficiente e reduz a conta de luz em quase 90%. Não emite calor e nem raios ultravioleta.

Outra vantagem que pode ser citada é a baixa manutenção. Por sua longa vida útil, quase não precisam ser trocadas. Como não utilizam metais pesados, não demandas descarte especial. Não emitem raios IV/UV o que evita danos à pele, plantas e também objetos ou produtos expostos como roupas, calçados, móveis, decorações e obras de arte.

Com todas essas vantagens, e também com modelos variados que combinam com qualquer estilo, não há desculpa para não aderir ao uso do LED nas residências e comércios. Para montar o projeto ideal para sua estrutura elétrica e de iluminação, não deixe de entrar em contato com um bom profissional.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário