Como a instalação elétrica pode contribuir para reduzir contas

postado em 04 de abril de 2017 | categoria Planejar e fazer

Como a instalação elétrica pode contribuir para reduzir contas

O ditado popular “o barato pode sair caro” nunca teve aplicação tão acertada quanto no cenário das instalações elétricas. A execução apressada e sem planejamento contribui para o desperdício, fazendo muitas vezes com que os fios e cabos de uma instalação elétrica dissipem calor desnecessariamente.

Em outras palavras, instalações mal executadas contribuem para o desperdício, gerando maiores despesas de energia. Além disso, circuitos dimensionados incorretamente podem causar acidentes, como incêndios. Um exemplo claro são locais onde não existem tomadas suficientes para todos os aparelhos eletrônicos, sendo preciso usar adaptadores para adicionar vários pontos no mesmo espaço. Não somente o desperdício é maior, mas também a segurança é comprometida.

Pensando em todas essas questões, algumas medidas podem ser tomadas para tanto reduzir as despesas de energia quanto aumentar a segurança de seu ambiente.

 

Boa instalação elétrica = boa economia de energia

A primeira medida a ser destacada está na manutenção de sua rede elétrica. É comum uma rede ser deixada de lado por vários anos, as vezes até mesmo décadas, sem a realização de ajustes ao longo do tempo. O risco maior aqui está na segurança, já que o material elétrico se desgasta ao longo do tempo.

Não somente para reduzir riscos de falhas elétricas, a manutenção feita por um bom profissional pode lhe ajudar a identificar pontos de otimização, ou seja, ajustes que podem ser feitos para aumentar a eficiência. Reservar no calendário a manutenção a pelo menos cada cinco anos é o primeiro passo.

 

Atenção aos eletrodomésticos

Com a instalação elétrica em manutenção, o segundo passo é verificar e fazer alguns ajustes em seus eletrônicos, eletrodomésticos e conjunto de lâmpadas. Começando pela iluminação, se você ainda faz uso de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, está na hora de uma atualização. Você pode optar pelas lâmpadas de LED. Elas não somente duram até 12 vezes mais que as incandescentes como provocam uma economia de energia de até 90%.

Tendo a parte de iluminação em dia, vamos aos eletrodomésticos. Uma dica básica para a economia está em, sempre que possível, evitar o consumo elétrico. Um exemplo está em priorizar o uso de fogões a gás, ao invés de microondas. Você também pode tirar da tomada qualquer eletrodoméstico que não esteja em uso, já que grande parte deles consome energia mesmo quando desligados.

Você também pode otimizar algumas ações para diminuir o consumo. O ferro de passar roupa, por exemplo, gasta grande quantidade de energia para ser aquecido, enquanto ele já quente tem um consumo menor. Passar grande quantidade de roupas de uma vez pode lhe ajudar a reduzir o consumo. Outra otimização está na disposição de seus eletrodomésticos. Não deixe fogão e geladeira um ao lado do outro, pois o consumo de um influencia o desempenho do outro.

Para finalizar a bateria de dicas, verifique o estado da borracha da porta de sua geladeira. Caso o material esteja desgastado ou descolado, a geladeira provavelmente está escapando o frio, fazendo com que o consumo aumente bastante. Uma última observação é de que, caso você pinte o interior de sua casa em cores claras, a luz se dissipará com mais facilidade, evitando várias luzes acesas.

 

Procure um consultor!

Sabemos que nem sempre é fácil identificar pontos de melhoria para gerar maior eficiência em um ambiente empresarial. Por isso é sempre importante contar com um consultor especializado. Além de oferecer dicas para a sua obra, um profissional qualificado garante a eficiência que você precisa com os menores custos, isso sem perder na qualidade do projeto.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário