Abrindo ou reformando um ponto comercial: Saiba o que fazer

postado em 05 de abril de 2017 | categoria Planejar e fazer

Abrindo ou reformando um ponto comercial: Saiba o que fazer

Seja para reformar seu ponto comercial, ou até mesmo começar um do zero, uma coisa é certa: é preciso muita análise antes de colocar a mão na massa. Obras em um ponto comercial baseadas no “achismo” certamente trarão uma série de dores de cabeça para o empreendedor.

Compra super ou subestimada de materiais, estouros no orçamento e até mesmo processos judiciais por conta de irregularidades são apenas alguns riscos que a construção sem planejamento pode trazer.

O segredo aqui para evitar problemas está no planejamento e controle. Claro, sabemos que independentemente da sua experiência com lojas e franquias, abrir ou reformular um ponto comercial não é tarefa fácil. Por esse motivo, ressaltamos aqui alguns pontos interessantes a serem considerados.

 

Abrindo ou reformando o ponto comercial? Faça seu dever de casa!

Alguns estudos são necessários antes de iniciar uma obra em um ponto comercial. Em primeiro lugar, qual é o ramo do seu negócio? Seria uma loja de roupas? De sapatos? Um restaurante?

Cada segmento de mercado tem suas peculiaridades, sejam eles mobiliários necessários ou adequação do ambiente de acordo com as exigências legais. A reforma de um restaurante, por exemplo, deve ter atenção especial à vigilância sanitária. Conforme comentamos em outra publicação, as normas na construção civil são importantíssimas. Logo tenha bastante atenção às normas ABNT para não colocar a segurança de seu ponto em risco.

Não somente de regulações o estudo se faz necessário. A busca por profissionais de qualidade é primordial para a qualidade de seu projeto. Afinal, é difícil coordenar uma equipe descompromissada e inexperiente de forma a respeitar orçamentos e prazos.

 

Planeje e planeje novamente

Uma obra nada mais é que um projeto. Existe início e fim definidos, uma equipe a ser coordenada, materiais a serem obtidos e, é claro, prazo e orçamento bem determinados. Não existe fórmula mágica para que uma obra seja finalizada conforme o previsto.

É preciso planejar todas as fases da obra de seu ponto comercial. Afinal, onde os materiais serão obtidos? Que dia eles serão comprados? Quando eles serão instalados? A palavra cronograma é a que melhor define esse momento. Estabeleça, de forma realista, as datas para cada fase de seu projeto e o use como seu mantra. De nada adianta um cronograma se o mesmo não é controlado, por isso planejamento e controle devem caminhar lado a lado.

Não se esqueça de que, por melhor que seja um planejamento de um ponto comercial, ninguém está isento de eventualidades. Por isso, tenha uma margem de segurança. Reserve ao menos 10% do valor investido para problemas que possam surgir. Tenha em mente que o ambiente no qual a loja se encontra é um grande determinante para o grau de risco, por isso mapeie os riscos de sua região antes de definir a margem.

 

Não hesite em procurar ajuda profissional

Como é possível perceber, não é fácil realizar uma obra de um ponto comercial. Qualquer erro no momento do planejamento ou controle pode ter resultados catastróficos. Uma equipe problemática pode muito bem atrasar o prazo do projeto, assim como o mal dimensionamento do que deveria ter sido feito. A situação se torna ainda mais sensível caso a data de abertura de sua loja já tenha sido anunciada publicamente. Afinal, é a sua credibilidade em jogo.

Por isso é tão importante buscar ajuda especializada de um consultor. Além de oferecer dicas para a sua obra, um profissional qualificado garante a eficiência que você precisa com os menores custos, isso respeitando o prazo e orçamento de seu projeto.

Se você precisa de auxílio com a abertura de seu ponto comercial, não hesite em entrar em contato.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário