Alvenaria convencional x estrutural: conheça as diferenças
postado em 12 de abril de 2017 | categoria Materiais e soluções
No momento da contratação do projeto de arquitetura, você deve definir junto ao arquiteto a melhor alternativa para sua obra. Atualmente, contamos com dois sistemas em construções. Temos a alvenaria convencional e a estrutural, com diferentes aplicações no setor. Para a divisão de ambientes internos, há também o drywall, com grandes vantagens de acordo com o tipo de projeto.
Hoje, vamos falar das principais diferenças entre a alvenaria convencional e estrutural. Logo abaixo, você vai conhecer as vantagens de cada uma, além das aplicações em sua obra. Confira!
Alvenaria convencional
É o tipo de alvenaria mais comum na construção civil. Funciona como um tipo de esqueleto na obra, em que as paredes construídas compõem os espaços entre pilares e vigas, sendo que estes são os responsáveis pela sustentação de todo o empreendimento. Aqui, os tijolos não têm a função de estruturação, apenas de preenchimento.
A grande vantagem da alvenaria convencional é que não há limitações para o projeto arquitetônico, permitindo a aplicação de novos formatos estéticos e diferentes disposições de portas e janelas. Por ter uma função apenas de preenchimento, o sistema permite também realizar reformas futuras sem grandes alterações em todo o projeto.
Por outro lado, apresenta um custo mais elevado e maior tempo de construção que o outro tipo. Destacamos também a quantidade de entulho produzido, podendo gerar até 30% de prejuízo de materiais. Se quiser saber como tornar o seu projeto mais eficiente, leia a nossa matéria sobre desperdício na construção civil.
Alvenaria estrutural
É um sistema muito utilizado em conjuntos habitacionais. Como o próprio nome diz, a construção tem a capacidade de sustentar instalações como lajes e coberturas, sem a necessidade de pilares e vigas. Neste tipo, os tijolos estruturam e vedam todo o empreendimento, não funcionando apenas como preenchimento.
Na alvenaria estrutural, o profissional deve evitar cortes nas paredes erguidas e os sistemas de fiação elétrica e hidrossanitário são instalados ao mesmo tempo. Desta forma, é muito importante planejar corretamente cada instalação, evitando assim alterações futuras.
A grande vantagem do tipo em relação ao convencional está no tempo da construção e na economia do projeto. A execuçao é otimizada e você pode economizar até 15% com materiais e mão de obra.
As desvantagens ficam por conta das limitações. Por exemplo, como já falamos, realizar reformas é bem mais complicado, considerando toda a estruturação já planejada do empreendimento. O projeto arquitetônico é padronizado, sem grandes variações no formato e nas disposições de portas e janelas.
Procure um consultor para sua obra!
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os dois tipos de alvenaria, está na hora de colocar a mão na massa. Mas outras dúvidas podem surgir, e a consultoria de um profissional especializado é muito importante. Assim, você otimiza todo o projeto e evita complicações que possam surgir. Entre em contato!
postado por Henrique Castilho
compartilhe
Sobre
Consultor com 35 anos de experiência na área de Engenharia Civil. Soluções completas para projetos residenciais e comerciais. Conheça.
Leia o perfil completo