Porcelanato x Cerâmica: conheça as diferenças

postado em 20 de abril de 2017 | categoria Materiais e soluções

Porcelanato x Cerâmica: conheça as diferenças

Na hora de escolher o revestimento da sua obra, alguns cuidados devem ser tomados. Não só pelo fator estético, mas também pelo ambiente que está sendo projetado, seja uma loja ou residência. Hoje vamos falar de duas opções para a instalação de pisos: porcelanato e cerâmica.

Ao considerar o ambiente, você deve pensar no fluxo de pessoas, decoração, limpeza. Estes fatores, somados à instalação do revestimento, podem influenciar diretamente no desgaste do material, acarretando em custos adicionais em seu projeto.

Para otimizar toda a execução da sua obra, um planejamento é muito importante, o que oferece uma estimativa do investimento, quantidade de materiais necessária e indicação de fornecedores.

Então, antes de saber qual o melhor revestimento para o seu projeto, vamos conhecer algumas diferenças entre porcelanato e cerâmica, além de suas principais aplicações.

 

Piso porcelanato

Material versátil e que está se tornando muito comum na construção civil. É composto por materiais nobres e possui processo de fabricação diferente dos pisos cerâmicos, sendo mais resistente e durável. Há também o porcelanato com acabamento brilhante, um pouco mais frágil que os demais.

É indicado para pisos internos e externos (neste caso antiderrapante), além de áreas com grande circulação de pessoas. O material apresenta baixa absorção de água, o que facilita a limpeza do local.

Quanto ao fator estético, o porcelanato oferece sofisticação ao seu projeto, com inúmeras opções em tamanhos, cores e texturas. Pode, inclusive, ser uma alternativa ao granito, mármore, madeira e outros materiais de grande valor no mercado.

Ao comprar o porcelanato no mercado, escolha a linha “A” (indicação no produto), que atende às normas de qualidade NBR 15463 ou a NBR 13818. Neste caso, são peças com tamanhos regulares e sem defeitos na superfície. Há também uma linha comercial “C”, mais barata, mas que pode apresentar algumas irregularidades.

 

Piso cerâmico

Material econômico e muito utilizado na decoração de residências, oferecendo também características mais artesanais e rústicas. Por ser menos sofisticado que o porcelanato, a cerâmica perde um pouco no valor, mas o que não deixa também de ser aplicado em vários ambientes de casas e lojas.

Outra característica do piso cerâmico é que ajuda a manter o ambiente fresco e confortável em climas mais quentes, o que o torna uma ótima opção para revestimento de quartos e salas.

Se por um lado é menos resistente que o porcelanato, por outro é um material mais acessível e de fácil instalação, com um dos melhores custo-benefício do mercado.

Assim como o porcelanato, dê preferência à linha “A”, com produtos de primeira linha. Materiais das linhas “B” e “C”, com algum tipo de defeito, são mais baratos, mas sem a mesma qualidade que a primeira. No caso da cerâmica, há ainda uma linha de refugo, a linha “D”, sem garantia de resistência do fabricante.

 

Instalação do piso

Independente do revestimento escolhido, é muito importante que o serviço seja realizado por um profissional capacitado e com experiência em instalações de revestimento deste tipo.

Para uma boa execução da obra, o piso é instalado sobre uma base, chamada de contrapiso, que deve estar muito bem executada de acordo com a norma NBR 1343. Se a base ficar mal feita, o contrapiso vai ficar “chocho”, podendo soltar e trincar, prejudicando muito no assentamento da cerâmica ou porcelanato e acarretando em gastos adicionais no projeto.

Quando o contrapiso estiver seco (normalmente o tempo de cura é de no mínimo 48hs depois de aplicado dependendo do traço e aditivo que o mesmo foi executado), é aplicada a argamassa que vai colar as placas (a argamassa colante tem que ser aplicada no material cerâmico ou porcelanato e sobre o contra piso com a ferramenta correta). Para cada material, é indicada uma argamassa diferente (a indicação vem junto ao material). E caso você aplique a argamassa errada, o piso provavelmente vai soltar.

Além do tipo de revestimento, outros cuidados devem ser tomados no momento da instalação, evitando retrabalhos e desperdício de materiais:

  • Verifique se no local que o piso vai ser instalado a espessura do mesmo não vai atrapalhar o movimento de abrir e fechar de portas;
  • Utilize espaçadores de acordo com as especificações do fabricante para o correto espaçamento entre as placas;
  • Faça a impermeabilização do contrapiso em áreas molhadas antes da execução de acordo com as normas para evitar futuros problemas pós assentamento .
  • Depois do assentamento, com mão de obra qualificada, aguardar no mínimo 48hs para a secagem do mesmo ;
  • Durante esta cura não pode pisar e nem cobrir o piso;
  • Rejuntar o piso. Verifique as especificações do fabricante, e no projeto a cor a ser usada. O rejunte também tem que ser feito com mão de obra capacitada para não comprometer todo o trabalho .

 

Consultoria para seu projeto

Vale ressaltar que apenas a compra do material não garante o resultado esperado, é preciso garantir toda a execução de forma bem planejada.

E para garantir uma boa execução em seu projeto, um consultor especializado pode oferecer todas as informações que você precisa, seja na escolha do material ou na indicação dos profissionais envolvidos. Entre em contato!

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário