Instalações sob teto: como executar

postado em 04 de maio de 2017 | categoria Para não errar

img_4550

Ao nos sentirmos atraídos pela vitrine de uma loja e entrarmos para ver o produto que nos interessa, não imaginamos que bem em cima da nossa cabeça está parte da estrutura de funcionamento daquele local. Assim, para ter sucesso no seu empreendimento, além de um bom estoque e excelente atendimento, é importante ter um projeto arquitetônico correto, que garanta o funcionamento e a segurança do estabelecimento.

Já explicamos os primeiros passos para iniciar uma obra e hoje iremos detalhar uma dessas etapas.

Passo a passo para uma boa instalação

Antes do início da obra, é importante conferir todas as medidas do espaço, inclusive a do pé direito, evitando problemas durante a execução do projeto. Toda obra de instalação comercial começa de cima para baixo. Em lojas, a montagem é iniciada sempre pelo mezanino, construído, normalmente, em estrutura metálica. O piso é feito em piso wall ou mad wall e algumas vezes é necessário criar uma estrutura de metalon sob o mezanino ou pé direito duplo para prender as tubulações.

Esta etapa tem que que ser acompanhada  por profissionais capacitados. Temos que tomar todo cuidado com o pé direito, pois sob o do mezanino vai passar toda a infraestrutura de ar condicionado, combate a incêndio e elétrica. Ou seja, neste entre forro, cuja medida vai constar no projeto de arquitetura, é necessário ter  espaço suficiente para a passagem destas tubulações, sem alterar a medida final do pé direito. O acompanhamento profissional garante que o mezanino esteja 100% de acordo com o projeto de cálculo, inclusive as soldas, garantindo segurança.

Com o mezanino estruturado, partimos para a execução do contra piso, que irá possibilitar a movimentação dos andaimes com rodinhas sobre o piso e manter a obra mais limpa. Com o contra piso seco (curado) podemos projetar no chão toda a infra que será executada no teto para facilitar a compatibilização da infraestrutura. Nessa fase, também verificamos se a tubulação, nos cruzamentos, não está interferindo na altura do entreforro e, consequentemente, no pé direito final (do mezanino e duplo).

O que executar primeiro

Ar Condicionado

O ideal é executar primeiro toda a tubulação de ar condicionado, pois estes dutos tomam muito espaço e desviá-los posteriormente será difícil e irá interferir negativamente no condicionamento do ambiente.

Rede de SPK

Os sprinklers (chamados de SPK) são essenciais na segurança contra incêndio e devem ser instalados logo após o ar condicionado. Depois de terminar e tamponar essa rede, devemos pressuriza-la, acompanhandos por um profissional do Corpo de Bombeiros com o equipamento correto. Se em 24 horas a pressão da água não baixar , a rede está liberada.

Instalação Elétrica

Apesar de ser a última etapa desse processo, a rede elétrica de teto é fundamental e deve ser executada com excelência, prezando pela segurança de todo o estabelecimento.

Fechamento do teto

Uma vez que todas as etapas citadas acima foram testadas e aprovadas pelos profissionais capacitados, podemos iniciar o fechamento do teto. Podemos fazer esse acabamento em drywall, pvc, madeira ou outros materiais. Depois de instalado, esse material é preparado para receber luminárias, grelhas de ar e som, bicos de sprinkler e detectores de fumaça. Executadas essas etapas, consideradas das mais importantes, continuamos as outras etapas, sempre tendo como base os projetos de arquitetura/complementares/cronograma executivo.

Apesar de não podermos ver, sob o teto se escondem pontos determinantes de qualquer obra, que devem ser feitos com total qualidade e acompanhamento. Também é importante lembrar que toda obra deve seguir as regras da ABNT.

Em breve, detalharemos outras etapas de uma obra. E para qualquer dúvida, não hesite em contatar um profissional.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário