A importância do planejamento em sua obra

postado em 03 de novembro de 2016 | categoria Planejar e fazer

A importância do planejamento em sua obra

Obras e reformas, se não acompanhadas de forma adequada, podem gerar despesas desnecessárias no seu bolso. Seja por um serviço malfeito, problemas com o fornecedor ou atraso na entrega, muitas vezes o orçamento da construção acaba ficando maior que o previsto. E um planejamento em sua obra é capaz de prevenir grande parte desses problemas, garantindo uma entrega de qualidade e dentro do prazo estabelecido.

Antes de iniciar o projeto, você deve planejar todo o processo, que vai desde a contratação de profissionais (construção civil, engenheiros e arquitetos) até a compra do material para a construção. Desta forma, o planejamento prévio oferece uma estimativa do seu investimento (mão de obra e matéria prima), da quantidade de material que será necessário e dos prazos.

Com todas as informações em mãos, o próximo passo é pesquisar os principais fornecedores. Além de estimar os melhores preços do mercado, a pesquisa vai indicar os materiais mais adequados para cada tipo de construção,  evitando assim futuros problemas com o fornecedor.

 

Acompanhamento da obra

Assim como o planejamento inicial, uma etapa importante para a conclusão de sua obra dentro do prazo previsto é o acompanhamento profissional.  É uma forma de verificar o correto andamento do serviço, que pode ser realizada por você ou por um especialista na área.

O acompanhamento da obra envolve visitas frequentes ao local e tem como objetivo avaliar o desempenho dos profissionais, a relação do material comprado/gasto, possíveis falhas e, principalmente, a evolução da obra.

Uma outra forma de vistoriar o andamento do projeto é por meio do relatório fotográfico. Além de acompanhar visualmente todo o processo, você possui um modelo comparativo para sua avaliação, com fotos antes e depois do local da obra, até sua conclusão.

 

Faça o planejamento de sua obra

Antes de iniciar o seu projeto, procure um consultor especialista  e saiba qual a melhor forma de planejar a sua obra. Com as corretas orientações, você economiza em todo o processo e direciona novos investimentos para o seu negócio.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário