Por que contratar um seguro de riscos?

postado em 16 de novembro de 2016 | categoria Para não errar

Seguro de riscos na construção civil

Empresas e profissionais de construção civil adotam o máximo de cautela em uma obra com o objetivo de prevenir acidentes. Mesmo assim, os riscos e desafios são muito grandes e as consequências podem comprometer toda a conclusão do serviço. De acordo com o Ministério Público do Trabalho, o setor apresenta o maior índice de acidentes. E para minimizar os riscos e evitar eventuais perdas e danos, você pode contratar o seguro de riscos antes de iniciar o projeto.

Trata-se de um seguro que cobre obras civis e os materiais utilizados no serviço, garantindo uma indenização contra possíveis danos em máquinas. O pagamento por prejuízos decorrentes de acidentes é válido somente durante a execução de obras e instalação de equipamentos. O seguro não cobre os danos que acontecem antes ou depois.

Principais riscos acobertados pelo seguro:

  • Incêndio e explosão;
  • Forças da natureza (vendaval, destelhamento, alagamento, inundação, desmoronamento, geada);
  • Danos indiretos causados por equipamento defeituoso;
  • Roubo e/ou furto de material.

Outro ponto de destaque do seguro de riscos é que o mesmo é indicado para proteger o projeto, e não pessoas. Porém, você tem à disposição a contratação de uma cobertura adicional voltada para a segurança dos profissionais envolvidos na obra. Desta forma, o serviço cobre possíveis danos a acidentes pessoais e outros tipos de situações de risco que podem ocorrer no canteiro.

 

Medidas de segurança para diminuir o valor do seguro de riscos

Em qualquer tipo de atividade, medidas de segurança são adotadas com o objetivo de oferecer proteção aos profissionais e todo o investimento do empresário. Na construção civil, além de garantir segurança ao projeto, tais medidas, se adotadas corretamente, podem diminuir o valor do seguro de riscos.

Assim, a partir de um planejamento emergencial, você deve estar atento aos seguintes detalhes:

  • Prevenção de incêndio e acidentes;
  • Equipe de emergência;
  • Treinamento de empregados em situação de emergência;
  • Instruções sobre fumo, uso de fogo e equipamentos;
  • Manutenção preventiva.

Além das medidas de segurança, outro fator que pode diminuir os custos com o seguro de riscos é contratar um consultor especializado. O projeto apresenta maior detalhamento dependendo do tipo de obra a ser realizado. A cobertura leva em consideração a natureza e o custo do projeto, a duração, o local e vários outros fatores que você pode não conhecer.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário