Polimento de pisos: como fazer

postado em 28 de julho de 2017 | categoria Para não errar

polimento-piso

O piso é uma das partes de uma construção que mais sofre avarias. Tão importante quanto escolher o piso correto é fazer a manutenção adequada para cada um. Caso seu assoalho esteja muito danificado, há a opção de recuperação do piso. Abaixo, explicamos um pouco mais sobre a manutenção de cada tipo de piso.

Como escolher seu piso

Antes de selecionar o revestimento para o chão de sua obra, observe algumas características. Pisos podem ser frios ou quentes. Pisos frios mantém a casa mais fresca e são mais indicados em regiões quentes e áreas molhadas. Pisos quentes, como os de madeira, são mais aconchegantes e podem ser instalados em quartos ou salas.

Outro ponto ao qual se deve atentar é a circulação de pessoas. Pisos para áreas comerciais precisam resistir a grande circulação de pessoas, assim como áreas comuns de residências e condomínios. Por fim, deve-se levar em conta se o piso será instalado em área externa ou interna, para escolher um material que atenda a esses ambientes.

Pisos de mármore e granito

hen-pisomarmore

O mármore é um tipo de piso frio, muito elegante e de grande durabilidade. No entanto, é um material que demanda muito cuidado na manutenção. Ele é poroso, tem pouca resistência a corrosão causada pela maresia e reage mal a materiais ácidos e alcalinos. Sua limpeza deve ser feita com cuidado para evitar arranhões e danos. Devido a alta reação, é recomendada a selagem do piso com produtos específicos.

Já o piso de granito pode ser usado em ambientes internos e externos. Ele apresenta vantagens em relação ao mármore porque:polimento-granito

– Tem alta resistência a materiais abrasivos;

– Apresenta menor absorção de água (é menos poroso);

– Tem proteção natural a ataques químicos

– Tem uma vida útil bem longa, devido à resistência a riscos e manchas.

– Sua limpeza é simples e pode ser feita com pano úmido e sabão neutro.

O granito também apresenta uma grande variedade de cores e é o mais indicado para quem quer passar refinamento no acabamento sem elevar muito o custo.

Porcelanato e piso cerâmico

Os pisos cerâmicos são usados no Brasil desde o período colonial. Este material é indicado para ambientes de baixa circulação e sua manutenção é um pouco mais delicada. Também é importante observar o tipo de cerâmica, pois isso implica diretamente em sua qualidade.

polimento-porcelanato

O porcelanato traz muitas propriedades semelhantes a cerâmica. A grande diferença é o modo de produção. Este material é feito da mistura de porcelana com outros materiais e queimado a altas temperaturas. O acabamento é mais regular e é possível fazer um rejunte mais fino. Possui maior resistência e durabilidade, além de manutenção simples.

Polimento de pisos

Cada um desses materiais deve sofrer manutenção periódica para manter as características originais, beleza e durabilidade.
Para pisos de mármore e granito este processo pode ser feito 1 vez ao ano. É dividido em 4 etapas:

– Raspagem: retira crostas de sujeira e nivela o piso.

– Reparação de rachaduras: preenche as rachaduras, deixando o piso uniforme.

– Polimento: feito com pedras de grana fina, deixa o piso liso.

– Impermeabilização: protege de novas manchas e deixa brilhante.
O mármore deve ser polido com mais frequência, principalmente se usado em áreas de grande circulação. É recomendado o uso de empresas especializadas, evitando danos ao material.

Fazer a correta manutenção e polimento do piso que você escolher é a forma mais segura de garantir sua vida útil. Para saber qual o melhor piso para sua obra e como tratá-lo, entre em contato com a Henrique Castilho Consultoria.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário