Pisos fundidos no local: nova roupagem para seu chão

postado em 04 de agosto de 2017 | categoria Materiais e soluções

piso-polido-local

Em nossa última publicação, falamos sobre diversos tipos de revestimento, usados tanto em áreas externas como internas de instalações comerciais e ou residências.  Além do mármore, granito, cerâmica e porcelanato, existem outras opções de pisos que podem ser usados em uma obra.

Neste  texto, falaremos sobre os pisos fundidos ou polidos no local: o marmorite, korodur e as placas de piso tipo revex.

Marmorite

O marmorite é um piso que nos remete automaticamente a casas antigas. É bem possível que a casa da sua avó tivesse marmorite nos corredores ou que você conheça alguma prédio mais antigo que tenha esse material na área de circulação. Atualmente, o marmorite tem aparecido em uma roupagem mais moderna.

Este tipo de piso consiste em  uma composição formada por fragmentos de diferentes materiais como mármore, granito, vidro, quartzo e outras pedras, unidos por uma liga de cimento e polimérico. O processo de aplicação do marmorite se assemelha bastante ao de outro material da moda: o cimento queimado. Após instalado, o marmorite é polido para ficar uniforme e ter um acabamento mais duradouro e bonito.

Korodur

Ideal para áreas que tem grande circulação e severas condições de uso e carga, o Korodur é muito visto em terminais de carga, oficinas e hangares. Este tipo de piso tem alta densidade e é muito resistente a abrasão e impactos. Além disso, aguenta temperaturas extremas entre -30°C e 150°.

Entre as vantagens de usar o Korodur, estão:

– É um piso resistente e barato;

– É um piso de baixa manutenção

– Resistente a materiais abrasivos, solventes e óleo mineral;

-É impermeável;

– É atóxico

Piso Revex

O Revex é um piso que pode ser usado sobre diversos ambientes, dando-lhes uma aparência mais atrativa e maior durabilidade. Existem diferentes tipos: classes AC I , AC II, AC III, Piso Sobre Piso e Porcelanato.  Eles são instalados prontos e polidos no local de instalação depois de assentados.

Para áreas internas, deve ser usado o tipo ACI, para pisos de dimensão até 80cm. O tipo ACII é indicado para uso interno ou externo, mas devem ser evitadas áreas de frio ou calor intenso.  Já o tipo ACIII é recomendado em áreas que requeiram maior aderência, resistência e durabilidade. Este tipo tem maior resistência a umidade e altas temperaturas.

Os tipos Piso sobre Piso e Porcelanato são opções interessantes para substituição de revestimentos sem quebradeira. No caso da argamassa para Porcelanatos, as áreas internas e externas são indicadas e ela pode cobrir em revestimentos de baixa absorção.  Já a piso sobre piso é indicada para cobrir pisos antigos. A Revex também é indicada na finalização dos pisos de alto tráfego da linha Segato.

Manutenção de pisos fundidos no local

Se o Korodur é um piso que não demanda praticamente nenhuma manutenção, o marmorite é mais exigente. Sua aparência de pedra é uma alternativa mais barata ao mármore e granito, mas sua manutenção pede cuidados simples:

– Marmorite deve ser limpo, no dia a dia, apenas com vassoura e um pano úmido com sabão neutro.

–  Água sanitária, limpadores multiuso e outros líquidos abrasivos não são recomendados.

Quando bem feitos, estes pisos podem durar até 40 anos.  Caso seu piso em marmorite já esteja desgastado, é possível fazer a manutenção e recuperar a aparência original.  As fases dessa manutenção são semelhantes às do mármore e granito:

– Raspagem para o nivelamento do piso

– Levigamento para conseguir efeito antiderrapante

– Polimento serve ao fechamento dos poros e obtenção de brilho natural

– Cristalização para a limpeza final e selamento de microfissuras

– Impermeabilização para evitar a infiltração de líquidos e não deixar encardir durante o processo de limpeza

– Vitrificação para aumentar a resistência do material.

O Korodur também pode ser recuperado e polido. Estes dois materiais são executados in loco com juntas de dilatação.

Qual o melhor piso para mim?

Todos esse cuidados devem ser feitos por uma empresa ou profissional especializado, para que não haja danos no piso original. As novas leituras do marmorite são usadas em pisos, paredes e até em revestimentos e acabamentos para bancadas e pias, por exemplo. No entanto, se você tem um piso como esse em seu apartamento ou loja, recupera-lo pode ser vantajoso em vários sentidos e ainda dará um charme todo especial para seu cômodo.

Para conhecer melhor os pisos e saber quais as opções mais acertadas para a sua obra, consulte um profissional para fazer e avaliar o seu projeto.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário