BDI: o que é e como calcular

postado em 11 de agosto de 2017 | categoria Para não errar

bdi-calculo

O BDI é uma taxa que envolve uma série de variáveis existentes em uma obra. Apesar do seu cálculo ser baseado em dados objetivos de cada obra, não existe uma normatização para o cálculo de BDI.

Então, como calcular e inserir esta taxa nos custos de sua obra?

BDI: definições

A sigla BDI vem do inglês Budget Difference Income e significa Benefícios e Despesas Indiretas (também identificado como Bonificação). É um elemento que compõe um orçamento, normalmente calculado a partir de taxas que incidem sobre o custo do empreendimento, definindo o custo total. Todas as despesas do projeto devem estar inclusas neste cálculo, inclusive o lucro desejado. Nesta taxa, os benefícios relacionam-se ao valor final estimado pelo empreendimento. Despesas Indiretas são todos os custos assim classificados pela administração.

Nos orçamentos de obras da construção civil, a composição do BDI  é feita de maneira bastante livre. Não existem normas ou definições legais que determinem uma diretriz para a formulação deste índice. Entre as referências mais populares, estão o Acórdão 325/2007, do TCU (Tribunal de Contas da União), passível de larga variação, e a Lei nº 8.666, de 1993. Segundo o secretário geral da Secob (Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União), André Luiz Mendes, em entrevista ao portal Construção Mercado:  “No Acordão existem critérios e diretrizes, mas é possível usar aquelas diretrizes e chegar a 20% ou 32% [de BDI]”.

Custos da obra

Ainda que existam contradições no cálculo do Benefício e Despesas Indiretas, este não pode ser feito de maneira arbitrária pela Administração, legisladores, órgãos de fiscalização e controle. É necessário que exista uma demonstração transparente de como a taxa foi composta e calculada.

Os custos de uma obra são calculados da seguinte maneira :

– Custos Diretos: compostos por mão de obra, materiais e tempo de uso de equipamentos necessários a execução da obra,somados aos encargos. Em mão de obra, está inclusos almoxarife, servente, pedreiro, bombeiro/encanador, eletricista, encarregados(s), mestre de obras.  Os materiais são cimento, areia, brita, aço, entre outros.  O tempo de equipamento usados no empreendimento refere-se a máquinas leves e pesadas, andaimes, caminhões de fretes. São considerados encargos a perda e reaproveitamento de material e equipamento, encargos trabalhistas e sociais. É um custo calculado de maneira objetiva, uma vez que é resultado direto do projeto de arquitetura e projetos complementares da obra.

– Custos Indiretos:  calculados com base em fatores como impostos, (IR, PASEP, COFINS, ISS, PIS), riscos do empreendimento, despesas financeiras, as taxas de negociação e lucro da Construtora.

O que são custos indiretos

1) Despesas financeiras: empréstimos bancários ou recursos da construtora necessários ao suprimento da obra. Caso as medições iniciais mantenham a obra em superávit, esta taxa pode ser lançada em negativo.

2) Taxa de risco: tem a função de seguro. Deve ser lançada em caso de insegurança no orçamento ou execução da obra por falta de especificações adequadas no projeto.

3) Reajuste ou diferença de reajuste: usado em obras licitadas que não preveem reajuste ou que preveem reajuste abaixo do necessário no edital

4) Despesas do escritório central: totalidade das despesas do escritório central, diluída em todas as obras ou fontes de faturamento. É uma taxa variável de acordo com a quantidade de obras feitas pela empresa no momento do cálculo.

5)Bonificação: Lucro da obra esperado pela empresa. A taxa sugerida é uma média entre 4% a 5% dos valores totais da obra dependendo do porte da obra .

6) Imposto de renda: Esta taxa deve ser determinada pelo departamento financeiro da empresa.

7) Taxa de desenvolvimento: taxa destinada a gerar um faturamento voltado exclusivamente ao desenvolvimento da empresa.

Mas como calcular o BDI?

Agora que você tem todas as informações sobre custos diretos e indiretos, é importante saber como calcular o BDI. Por não haver uma determinação específica, existem várias fórmulas possíveis.

Uma delas é calcular os custos diretos, a partir deles inferir o preço de venda. Com o preço de venda em mãos, você faz a divisão Preço de Venda/Custos Diretos. O resultado é a porcentagem de BDI que você precisa inferir no valor da obra. Lembre que o valor venal da obra deve incluir o custo BDI.

Muitas empresas automatizam o cálculo de BDI, criando uma taxa fixa. Neste caso, sobre o custo direto e valor de venda, incidem entre 20 e 32% , relativo ao BDI. Apesar de parecer fácil, essa automatização pode trazer problemas a empresa. Neste cálculo, os orçamentos podem ficar abaixo ou muito acima do esperado.

É muito importante que o cálculo de BDI, assim como os custos diretos de uma obra, estejam corretamente calculados. Isso implica tanto em um orçamento seguro para obra quanto evitar problemas administrativo-financeiros em caso de auditorias. Para ter certeza de que os custos de sua construção ou reforma estejam corretos, conte sempre com um especialista.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário