Instalações elétricas comerciais

postado em 01 de dezembro de 2017 | categoria Materiais e soluções

Instalacoes-eletricas

Os projetos de instalação elétrica são partes fundamentais para todo edifício, residência ou prédio comercial. Esse planejamento visa proporcionar o melhor desempenho da rede elétrica e total segurança dos usuários e pessoas próximas aos empreendimentos. Uma vez mal executados, as instalações elétricas prediais podem causar diversos tipos de problemas, como descargas elétricas e até incêndios. Por isso, é necessário que o responsável pela elaboração do projeto siga as normas e regulamentos definidos, principalmente, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Contudo, para que se tenha a garantia de que a parte elétrica de um empreendimento comercial não apresente irregularidades, existem alguns pontos a serem observados.

As instalações elétricas comerciais

Os projetos elétricos comerciais necessitam de uma instalação elétrica que forneça mais energia, sendo necessária a implementação de uma rede trifásica com um conjunto de disjuntores, fusíveis, cabos elétricos, entre outros. Por isso, é preciso:

  • Localizar, determinar e quantificar os pontos de utilização de energia elétrica.
  • Dimensionar e definir o caminho dos condutores e condutos.
  • Definir o tipo e a localização dos dispositivos de proteção, de comando, de medição de energia elétrica e outros acessórios.

Esses critérios vão auxiliar o profissional a elaborar um projeto que contemple acessibilidade, flexibilidade, segurança e menor consumo de energia. Além disso, quando forem necessárias pequenas alterações como reserva de carga para acréscimos de cargas futuras será possível que sejam realizadas.

Norma ABNT

Outra etapa importante para a elaboração do projeto de instalações elétricas é seguir a norma NBR-5410, que apresenta um conjunto de regras e prescrições que permitem ao responsável pelo planejamento e ao contratante fazer uma inspeção da instalação, seja em uma reforma, construção ou até uma simples manutenção.
Essa norma estabelece alguns critérios para escritórios comerciais. Por exemplo, para salas com área menor que 40 m² é necessária a instalação de uma tomada para cada 3 m ou uma tomada para cada 4 m². Já para os espaços corporativos com área maior que 40 m² devem ser instaladas 10 tomadas para os primeiros 40 m² e uma tomada para cada 10 m da área restante. Nas áreas externas, a determinação da quantidade de pontos de luz fica a critério do eletricista.

Manutenção e prevenção de acidentes

Mesmo depois de finalizado o projeto é necessário que as instalações elétricas prediais passem por manutenções e trabalhos de prevenção de falhas. Por se tratar de sistemas com vida útil, os reparos dos sistemas elétricos devem ser feitos por profissionais capacitados para que se evite um curto circuito.

Com o advento da tecnologia é possível prever, os danos que as instalações podem vir a sofrer. Uma dessas novas estratégias é a termografia, que permite que seja elaborado um mapa de calor que detecta possíveis anomalias.

Essa tecnologia permite que a manutenção predial seja feita de forma mais fácil, o que evita maiores danos, como queimadas. Além disso, ajuda a qualificar a construção e a combater a umidade, que podem causar um isolamento da rede, que pode gerar um curto circuito, por exemplo.

Sempre que for necessário executar um projeto de instalações elétricas em empreendimentos comerciais, lembre das dicas acima. Além disso, é sempre importante contar com um consultor especializado para que consiga garantir a eficiência do projeto com os menores custos e sem perder na qualidade.

 

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário