Autoconstrução: porque você não deve fazer

postado em 01 de fevereiro de 2017 | categoria Para não errar

Autoconstrução: porque não fazer

Ao construir ou reformar uma residência, é comum vermos muitas pessoas colocando a mão na massa sem a ajuda de um profissional especializado (engenheiro ou arquiteto). A compra do material e a execução da obra são feitas por conta própria e a pessoa acredita estar economizando ao não contratar um serviço adequado. Engana-se quem pensa assim.

De acordo com um estudo da Datafolha, mais de 80% dos brasileiros que já realizaram algum tipo de obra, fizeram sem a ajuda de um profissional. É o que chamamos de autoconstrução, uma prática que pode acabar saindo muito mais caro no final.

Os números da pesquisa também estão relacionados com renda e nível de escolaridade. Quanto menores esses fatores, menor a porcentagem de obras com acompanhamento adequado.

Agora, quais os benefícios que um serviço profissional pode apresentar para a sua obra? Confira abaixo!

 

Planejamento

Uma boa execução parte sempre de um bom planejamento. E pode ter certeza, muitas pessoas que fizeram a construção por conta própria sequer pensaram em planejá-la.

O planejamento de obras tem como objetivo prevenir serviços mal feitos e atrasos na entrega, além de estabelecer todos os gastos que você vai ter. Por mais que planejar tome um tempo antes da execução, afinal é uma parte do processo, você garante um serviço muito mais qualificado e um resultado de acordo com suas expectativas.

 

Compra de material

Ao contratar uma consultoria especializada, você garante informações de grande utilidade para sua obra. Por exemplo, qual o tipo de material você deve comprar.

Normalmente, pensamos em economia, e a tendência pode acabar indo para o mais barato. Que nem sempre é a melhor opção.

Devemos sempre pensar no longo prazo, ou seja, num material de qualidade e que vai fazer a diferença em sua construção. Desta forma, o profissional especializado é a pessoa mais indicada na situação. A partir do planejamento, ele vai indicar os principais fornecedores, além da opção mais adequada para cada tipo de obra. Como por exemplo, quando utilizar drywall ou parede de alvenaria.

 

Garantia de satisfação

Contratar um serviço de consultoria em construção não deve ser visto como um gasto, ao contrário que muitas pessoas podem pensar. Pense como um investimento para a sua obra, um fator que pode render grandes resultados a longo prazo.

Quer um exemplo? Ainda de acordo com a pesquisa, 78% das pessoas que contrataram engenheiros ou arquitetos para a sua obra ficaram satisfeitos com o resultado final.

Então, antes de colocar a mão na massa, procure a consultoria de um profissional especializado. Além de todos esses fatores, você garante outros benefícios ao contratar o serviço. Saiba mais aqui.

 

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário