Dicas para investir com segurança em uma loja de shopping center

postado em 25 de janeiro de 2017 | categoria Para não errar

Dicas para investir em uma loja de shopping

Investir na abertura de uma loja em shopping center pode ser uma grande empreitada. Trata-se de um ramo que continua em desenvolvimento, mesmo em momento de instabilidade econômica. O elevado fluxo de pessoas, alinhado à comodidade e segurança, são algumas das vantagens que, de início, indicam que a abertura de um estabelecimento no local pode resultar em grandes frutos em longo prazo.

É preciso, contudo, ter atenção em alguns detalhes. Existem fatores que podem determinar o rumo de seu negócio, garantindo ou não o sucesso do mesmo. Por esse motivo, separamos algumas dicas para o primeiro momento de sua jornada empreendedora, para que você entenda com facilidade alguns pontos importantes ao escolher entrar no segmento.

 

Entenda seu negócio e seu público

Nem todos os tipos de negócio são viáveis em shoppings centers. Existem casos em que uma loja de avenida poderá gerar lucros maiores. O segredo para compreender se abrir um estabelecimento nesse local é realmente vantajoso ou não está na identificação do seu negócio e qual é o público que é atraído por ele.

O seu negócio é capaz de chamar a atenção das pessoas que frequentam o ambiente? Esse público é o mesmo que seu negócio almeja alcançar? Possuem preferências, faixa etária e rendas semelhantes aos clientes do shopping x? Essas perguntas devem ser respondidas levando em conta os possíveis shoppings em que a loja pode ser aberta. Principalmente em grandes cidades, esses estabelecimentos possuem caráter diferenciador: Alguns direcionados ao público jovem, outros ao público mais velho. Alguns direcionados às classes A e B, outros à C, D e E.

Caso seja constatado que seu público primário tem o costume de ir a shoppings centers e que existe um local que atrai especificamente os possíveis clientes que você almeja, esse é um grande indicador que o empreendimento se mostra viável. Se não existem shoppings na cidade que atraem especificamente seu público, talvez seja uma ideia mais frutífera investir em lojas externas.

 

Estude luvas, custos e aluguéis

Constatando que o shopping é realmente o melhor local para o seu estabelecimento, chega o momento em que se deve estudar todos os custos associados. O primeiro deles consiste nas “luvas” para o até então dono do ponto e taxas para o shopping em questão. Os valores das luvas variam de acordo com a região, o shopping e o local da loja. Isto muitas vezes pode inviabilizar o negócio para quem está começando do zero. Para se ter uma noção, o valor em São Paulo pode variar de 400.000 a até 1 milhão de reais.

Outro custo a ser analisado são os de ocupação. Esse custo se resume na soma do aluguel do local, mais a taxa do fundo de promoção e a de condomínio. Caso supere 15% do valor do faturamento mensal, você poderá passar por diversas complicações financeiras que poderão lhe fazer fechar as portas posteriormente. Logo, caso inicialmente seja constatado que o custo será elevado, estudar outros locais ou desistir do negócio podem ser alternativas interessantes.

Em relação ao aluguel, normalmente, lugares em que se tem um maior fluxo de pessoas são mais caros. Além disso, ele poderá ser cobrado por um valor fixo ou por um percentual de vendas, dependendo de qual for maior. É preciso buscar por um equilíbrio entre um lugar com fluxo de pessoas elevado, mas que não prejudique drasticamente seus rendimentos.

Atenção especial também à execução da obra. Se for uma loja de franquia, todos os projetos serão entregues ao lojista, que devem ser aprovados pelo shopping. E, caso contrário, o lojista deve contratar os projetos, que são: estudo preliminar em 3D, projeto executivo, com corte e detalhes, e projetos complementares de acordo com o tipo de comércio (cálculo, elétrico – dados e voz – hidráulico, ar condicionado, exaustão , incêndio, acústico).

 

A cultura do shopping deve ser respeitada

Lojas em shopping não funcionam da mesma forma que as externas. Elas devem respeitar o horário e espaço imposto, além de comumente terem políticas rígidas quanto ao barulho e às técnicas de promoção de vendas. Existem também alguns detalhes especiais que elevam custos. Obras, por exemplo, só podem ser feitas fora do horário de funcionamento do estabelecimento, algo que poderá encarecê-las substancialmente.

Assim como qualquer empresa, diferentes shoppings possuem diferentes culturas, e não é de fácil acesso encontrar documentos que as especifiquem. Por isso, faça sua pesquisa a partir de outros donos de lojas e o antigo dono do ponto para entender com exatidão se seu negócio terá condições de se adaptar a esse novo cenário.

 

Entendendo essas dicas básicas, a abertura de uma loja em shopping center passa de um investimento nebuloso à uma empreitada com grandes chances de sucesso. Estudo é a palavra chave, logo analise com cuidado cada uma dessas variáveis para maximizar sua oportunidade de prosperar.

postado por Henrique Castilho

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