Segurança no canteiro de obras: protegendo nossos colaboradores

postado em 09 de maio de 2017 | categoria Para não errar

civil

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os trabalhadores da construção civil estão entre os mais vulneráveis a sofrer ocorrências letais no local de trabalho, junto com os setores de transporte rodoviário e trabalho rural.

Visando diminuir esses números e criar um ambiente mais seguro para seus colaboradores, a construção civil em Minas Gerais vem articulando uma série de ações que aumentem a segurança do trabalhador durante a execução do ofício. O Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Seconci – MG) trabalha fortemente para conscientizar as empresas e empregados da importância das normas de segurança e uso de equipamento adequado no local de trabalho. Para garantir que a sua construção ou reforma sejam seguras e tenham uma execução tranquila, pode-se tomar alguns cuidados.

Conheça as normas de segurança

A segurança do trabalho na construção civil é determinada por uma série de normas, como a Norma ABNT NR-18 e Norma ABNT NR-35. Também existe o Decreto nº 41821/58, de 11 de agosto, que aprova o regulamento de segurança no trabalho da construção civil. Conhecer essas legislações, e exigir que a empresa contratada as cumpra, diminui os riscos de acidente na sua obra.

Exija o uso de equipamentos de segurança

O uso de equipamentos de proteção individual – capacetes, óculos, luvas, botas, protetor auricular, entre outros – é fundamental para assegurar os colaboradores. Comumente ignorados, todos os equipamentos necessários para a execução da obra devem estar disponíveis e ser usados pelos funcionários de acordo com sua função e necessidade.

É possível dizer o mesmo do equipamento de proteção coletiva, que evita a queda de material, incêndios e intoxicação por contato indevido com materiais: tapumes, plataformas, chuveiros lava-olhos, cones, cavaletes, biombos, fitas, correntes, telas, redes isoladoras e extintores de incêndio são parte desse escopo.

Entre em contato com a Seconci

A Seconci – MG oferece diversos serviços relativos à segurança do trabalhador da construção civil. Ciente de que são muitas exigências de segurança e que nem sempre as empresas conseguem cumpri-las integralmente, a Seconci – MG busca auxiliar nesse campo. É possível solicitar uma inspeção preventiva de risco e distribuição de material educativo (cartazes, cartilhas, folders e impressos) sobre segurança do trabalho. A organização oferece, ainda, palestras, cursos, capacitações e treinamentos voltados para essa área.

Seja prevenido

Lembre-se de que esses cuidados também são válidos para os momentos de visita e fiscalização das obras. Use capacete, calçado fechado e esteja atento à sinalização e movimentação dos trabalhadores quando for vistoriar sua construção ou reforma.

Seguindo as normas e estando ligando nas dicas acima, é possível desenvolver um ambiente de trabalho limpo, organizado e seguro. Lembramos que reformas e construções devem ser feitas de maneira cautelosa e prudente. Tentar apressar o processo ignorando as etapas de segurança coloca em risco não apenas os trabalhadores, mas o sucesso da própria obra.

Obra segura para todos

Com um esforço conjunto, é possível reduzir os números de acidentes de trabalho, letais ou não, na construção civil. Uma obra segura para os colaboradores é uma obra segura para todos. Lembre-se sempre que, em caso de dúvidas, é importante entrar em contato com um profissional.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário