Escritórios do futuro: como se preparar

postado em 17 de novembro de 2017 | categoria Planejar e fazer

escritorio-do-futuro

As mudanças tecnológicas e sociais tem afetado a nossa vida em diversos setores. Não seria diferente com as formas e locais de trabalho. Foi-se o tempo que a organização de um escritório só precisava ser descolada em startups e empresas de tecnologia. Organizações menos hierárquicas, associadas a maneira como a Geração Y enxerga o trabalho, tem alterado de maneira inevitável a organização física dos escritórios.

O que tem no escritório do futuro?

As mudanças na organização do espaço de trabalho não beneficiam apenas os empregados. Elas são um reflexo das novas formas de se estruturar das empresas e ajudam a aumentar a produtividade.

Mais do que uma boa decoração, ambientes abertos e detalhes coloridos, esses novos ambientes visam deixar as pessoas mais confortáveis em seu local de trabalho. Isso passa tanto pelas áreas onde a profissão é exercida como pelas áreas de convivência. A ideia é que a criatividade seja estimulada e novas soluções surjam nas salas de reunião ou na hora do cafezinho. O mais importante é pensar neste escritório do futuro como um espaço com menos barreiras, onde a comunicação flui livremente.

Aproveitamento de espaço

As salas privativas, divididas por funções e hierarquias, foram substituídas por espaços amplos. Problemas de um setor são discutidos com outros setores e as soluções podem vir do chefe ou do estagiário.

Engana-se quem acha que os novos modelos só beneficiam empresas de criatividade ou tecnologia. Segundo uma pesquisa comandada por Ben Waber, engenheiros que dividem espaço terminam projetos 32% mais rápido do que aqueles que trabalham em espaços separados. Salas compartilhadas também aumentam a interação virtual entre os funcionários, o que pode evitar reuniões desnecessárias para solução de problemas pequenos.

Coworking em qualquer tamanho de empresa

Uma forma de trabalho que vem se popularizando entre profissionais liberais e freelancers são os coworkings. Espaços compartilhados de trabalho, esses locais também investem em áreas de convivência e descanso. Até mesmo as áreas de circulação são pensadas para serem espaços cômodos para conversas informais. Este pensamento tem atingido as empresas, que buscam reproduzir o modelo em suas instalações.

Segundo o estudo  “Citrix Workplace of the Future”, até 2020, os ambientes de trabalho passarão a oferecer apenas sete mesas para cada dez funcionários, estimulando a mobilidade e tornando o conceito de “mesa de trabalho” ou escritório cada vez mais obsoleto.

Como adaptar seu escritório para o futuro

Se o seu escritório segue um modelo tradicional, o ideal é chamar um profissional para fazer o melhor projeto para o novo espaço. Ele poderá fazer uma obra segura e definir a melhor forma de organizar estruturas elétricas, hidráulicas e de comunicação.

Caso você estiver montando o escritório, é possível escolher uma sala que já beneficie esse tipo de organização.  Essas dicas podem ajudar:

  • Usar mesas móveis, que permitam rápida reorganização das equipes
  • Usar chats internos, facilitando o diálogo de toda a equipe
  • Valorizar as áreas de lazer e circulação
  • Crie áreas de relaxamento. Muitas vezes, as grandes ideias vem em um momento de ócio e não apenas na frente de um computador
  • Valorize a escuta. Para estimular o diálogo e diminuir a rigidez da hierarquia é importante escutar os funcionários e estimular que eles escutem e debatam ideias.

Lembre-se que o melhor projeto para qualquer ambiente é sempre feito por um bom profissional e que essa é a melhor maneira de criar o seu escritório do futuro.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário