Automação predial: o futuro da construção civil
postado em 01 de setembro de 2017 | categoria Materiais e soluções
Os sistemas de automação surgiram na década de 70 e inicialmente eram aplicados especificamente nas indústrias. Na década seguinte, o comércio aderiu as tecnologias de automação. Pouco tempo depois, começaram a surgir os chamados “prédios inteligentes”. Estes edifícios são construídos de maneira que todas as suas partes cooperam, atendendo as necessidades de seus usuários.
O que são os sistemas de automação
O sistema de automação predial é um conjunto de ferramentas tecnológicas integradas – computadores, softwares, instrumentos controladores – que aperfeiçoam a funcionalidade, conforto, manutenção, flexibilidade, segurança e energia. Para que seja completamente eficaz, é importante que o sistema seja planejado desde o começo do projeto. Pode ser classificado em dois tipos:
- Supervisão e controle de utilidades: administração das instalações elétricas, controle dos eletrodomésticos (ar-condicionado, televisão, equipamentos de cozinha), instalações hidráulicas e de gás entre outros.
- Sistema de segurança: proteção contra intrusão e incêndios.
A tecnologia permite a execução de tarefas diárias de forma automatizada, mas é importante ressaltar que cada edificação tem as suas particularidades e necessidades.
Vantagens do sistema de automação
- Conforto: A automação traz o conforto de simplificar as tarefas cotidianas, facilitando a rotina e a maneira de trabalhar.
- Segurança: Os sistemas eletrônicos garantem um alto padrão de proteção aos seus usuários, diminuem os ricos de invasão e danos ao patrimônio
- Energia: tais sistemas permitem uma otimização e menor gasto de energia
- Durabilidade e funcionalidade: Esse tipo de serviço é programado para durar por muito tempo contando com poucas manutenções e falhas
Esse sistema pode ser instalado em diversos lugares, está ligado a ideias das máquinas atuando sem a interferência humana. Atualmente eles são aplicados em projetos residenciais, comerciais, industriais, estabelecimentos gastronômicos e projetos automotivos.
Automação predial e residencial
Inicialmente a tecnologia foi pensada especificamente para as indústrias, com o objetivo de otimizar e facilitar o trabalho. Hoje, o sistema está fortemente presente em casas e apartamentos residenciais. A automação chegou de maneira bem sutil: no começo era apenas um portão automático ou acendimento de luzes integrado. Atualmente, até instalações sanitárias inteligentes você pode ter em sua casa. É possível planejar ou adaptar sua residência para que fique toda conectada. Com um único comando você pode desligar todas as luzes, fechar as cortinas, desligar o ar-condicionado, trancar as portas e acionar o sistema de segurança. Com essa rede de tecnologias integradas, você não precisa depender de vários controles para ligar seus aparelhos de som ou televisão. E a inovação passa por todos os cômodos da sua casa, inclusive na cozinha. Existem eletrodomésticos inteligentes e programáveis que ajudam na rotina, no preparo de alimentos e na redução de energia. O sistema de automação cumpre com a sua promessa, trazendo conforto aliado a segurança.
Sistema de automação e a inovação
A automação predial passou a ser sinônimo de integração. É a tecnologia em favor do conforto e principalmente da segurança e racionalização de recursos. Este mercado está em constante crescimento uma vez em que há inúmeras aplicações e produtos. É uma tendência que o sistema de automação seja previamente definido nas construções, mas há como adaptar seu prédio ou sua casa para este fim. Para começar a usufruir dessa tecnologia e conforto é simples, basta procurar um profissional qualificado para atender as demandas do seu estabelecimento.
postado por Henrique Castilho
compartilhe
Sobre
Consultor com 35 anos de experiência na área de Engenharia Civil. Soluções completas para projetos residenciais e comerciais. Conheça.
Leia o perfil completo