Automação predial: o futuro da construção civil

postado em 01 de setembro de 2017 | categoria Materiais e soluções

automacao-predial

Os sistemas de automação surgiram na década de 70 e inicialmente eram aplicados especificamente nas indústrias. Na década seguinte, o comércio aderiu as tecnologias de automação. Pouco tempo depois, começaram a surgir os chamados “prédios inteligentes”. Estes edifícios são construídos de maneira que todas as suas partes cooperam, atendendo as necessidades de seus usuários.

O que são os sistemas de automação

O sistema de automação predial é um conjunto de ferramentas tecnológicas integradas – computadores, softwares, instrumentos controladores – que aperfeiçoam a funcionalidade, conforto, manutenção, flexibilidade, segurança e energia. Para que seja completamente eficaz, é importante que o sistema seja planejado desde o começo do projeto. Pode ser classificado em dois tipos:

  • Supervisão e controle de utilidades: administração das instalações elétricas, controle dos eletrodomésticos (ar-condicionado, televisão, equipamentos de cozinha), instalações hidráulicas e de gás entre outros.
  • Sistema de segurança: proteção contra intrusão e incêndios.

A tecnologia permite a execução de tarefas diárias de forma automatizada, mas é importante ressaltar que cada edificação tem as suas particularidades e necessidades.

Vantagens do sistema de automação

  1. Conforto: A automação  traz o conforto de simplificar as tarefas cotidianas, facilitando a rotina e a maneira de trabalhar.
  2. Segurança: Os sistemas eletrônicos garantem um alto padrão de proteção aos seus usuários, diminuem os ricos de invasão e danos ao patrimônio
  3. Energia: tais sistemas permitem uma otimização e menor gasto de energia
  4. Durabilidade e funcionalidade: Esse tipo de serviço é programado para durar por muito tempo contando com poucas manutenções e falhas

Esse sistema pode ser instalado em diversos lugares, está ligado a ideias das máquinas atuando sem a interferência humana. Atualmente eles são aplicados em projetos residenciais, comerciais, industriais, estabelecimentos gastronômicos e projetos automotivos.

Automação predial e residencial

Inicialmente a tecnologia foi pensada especificamente para as indústrias, com o objetivo de otimizar e facilitar o trabalho. Hoje, o sistema está fortemente presente em casas e apartamentos residenciais. A automação chegou de maneira bem sutil: no começo era apenas um portão automático ou acendimento de luzes integrado. Atualmente, até instalações sanitárias inteligentes você pode ter em sua casa. É possível  planejar ou adaptar sua residência para que fique toda conectada. Com um único comando você pode desligar todas as luzes, fechar as cortinas, desligar o ar-condicionado, trancar as portas e acionar o sistema de segurança. Com essa rede de tecnologias integradas, você não precisa depender de vários controles para ligar seus aparelhos de som ou televisão. E a inovação passa por todos os cômodos da sua casa, inclusive na cozinha. Existem eletrodomésticos inteligentes e programáveis que ajudam na rotina, no preparo de alimentos e na redução de energia.  O sistema de automação cumpre com a sua promessa, trazendo  conforto aliado a segurança.

Sistema de automação e a inovação

A automação predial passou a ser sinônimo de integração. É a tecnologia em favor do conforto e principalmente da segurança e racionalização de recursos. Este mercado está em constante crescimento uma vez em que há inúmeras aplicações e produtos. É uma tendência que o sistema de automação seja previamente definido nas construções, mas há como adaptar seu prédio ou sua casa para este fim. Para começar a usufruir dessa tecnologia e conforto é simples, basta procurar um profissional qualificado para atender as demandas do seu estabelecimento.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário