Recursos humanos em uma obra

postado em 25 de agosto de 2017 | categoria Planejar e fazer

recursos-humanos-obra

Por trás de toda obra, desde os primeiros traços do projeto até o último acabamento, há uma série de trabalhadores envolvidos. É só passar na porta de uma construção para notar o movimento de máquinas e operários. Tempos atrás os profissionais civis eram caracterizados pela falta de especialização e que se baseavam apenas a experiência do canteiro de obras. Atualmente essa realidade mudou, existem vários cursos e capacitações voltadas para esses trabalhadores. Sendo assim cada profissional dentro de uma obra tem suas funções e responsabilidades bem definidas.
Ao começar uma obra é necessário voltar a atenção para alguns pontos: já falamos aqui sobre o orçamento e sua importância. O próximo passo é colocar a mão na massa. Depois do planejamento financeiro pronto, é hora de começar a contratar os profissionais que realizarão a sua obra. Mas você sabe quais profissionais contratar e suas atribuições? Entender essa questão é de extrema importância pois é uma maneira de saber se todos os processos estão sendo realizados de maneira correta. Conheça as funções antes, durante e depois de uma obra:

O projeto:

– Arquiteto: é responsável pelo projeto arquitetônico e executivo completo. Esse profissional tem que projetar de acordo com as leis municipais e estaduais e, aprova as plantas na prefeitura. O arquiteto contribui para a qualidade final da obra, acompanhando e compatibilizando todos os projetos complementares.
– Engenheiro: o engenheiro civil desenvolve soluções para executar o que foi proposto no projeto. Existem engenheiros que farão os projetos estrutural, elétrico, dados e voz (internet e telefone), hidro sanitário, PCI, ar-condicionado, e outros que compõem o projeto executivo. O profissional cuida da execução de todos os projetos e orienta outros profissionais no canteiro de obra.

A execução :

1. Mestre de obras: É o profissional que conhece todas as etapas da obra, responsável pela conferência de cada serviço. O mestre de obras é a comunicação entre o engenheiro e os demais funcionários.
2. Encarregado: Trabalha sob a coordenação do mestre de obras, também conhece os procedimentos de uma obra e coordena o serviço dos outros operários.
3. Pedreiro: É o responsável por dar forma ao projeto do arquiteto. Os pedreiros fazem os serviços de alvenaria, alguns são especializados em revestimento de piso e parede.
4. Servente ou auxiliar: Sua função é auxiliar o pedreiro. O servente prepara a argamassa, transporta os materiais pela obra e fica responsável pela limpeza do canteiro de obras.
5. Carpinteiro: Responsável pela confecção dos andaimes e fôrmas estruturais de vigas e pilares. Em alguns casos, o carpinteiro também executa o telhado.
6. Armador: Atua na armação, molde e montagem dos ferros estruturais. O profissional prepara a obra para a concretagem.
7. Eletricista: Responsável pela instalação da estrutura elétrica e passagem da fiação prevista no projeto do engenheiro eletricista. Realiza também a instalação de tomadas e interruptores e fechamento do QDC (quadro de distribuição compacto).
8. Bombeiro e ou Encanador: Encarregado de ajustar toda a rede hidro sanitária prevista no projeto do engenheiro hidráulico.
9. Marceneiro: O profissional que vai realizar toda a parte de marcenaria, confeccionando armários e estantes.
10. Pintor: Atua na pintura de áreas internas e externas da obra, assim como texturização ou instalação de papel de parede.

O valor de cada profissional

Podemos perceber que são muitos trabalhadores envolvidos em uma obra. Para que tudo saia do jeito que você sempre sonhou é essencial que cada profissional seja qualificado e desempenhe a sua função. Um erro comum na hora de começar a construir, é contratar pessoas que não são aptas a realizar determinado trabalho. Por isso é essencial que tais funções estejam claras e bem definidas. Muitas vezes é importante contratar uma empresa de RH para que eles possam fazer a seleção correta destes profissionais e, principalmente, checar o histórico de cada um. E que frente de sua obra esteja um profissional experiente, já habituado a rotina de uma construção.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário