Tendências na construção civil: saiba o que está por vir

postado em 03 de março de 2017 | categoria Materiais e soluções

Tendências na construção civil

A construção civil é marcada pelo desenvolvimento e adoção de novas tecnologias constantemente. Se a crise econômica, por um lado, restringe os investimentos das empresas, por outro as impulsiona a buscar novas oportunidades. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 80% das empresas do setor pretendem investir em novas tendências de tecnologias até 2020. Além disso, novas demandas sociais requerem novas soluções de construção.

Algumas podem demorar um pouco para chegar ao amplo mercado. Isso porque antes elas passam por testes intensos e ajustes contínuos. Para que a nova tecnologia consiga ter um preço viável, é necessário alcançar uma economia de escala. Pode demorar anos até que uma tecnologia tecnicamente viável seja também economicamente viável.

De qualquer forma, o cenário permite uma visão do que está por vir. Veja algumas tendências no setor.

 

Nanotecnologia no desenvolvimento de materiais

O desenvolvimento de estruturas em tamanhos reduzidos (1 milímetro dividido por 1 milhão) permite conferir novas propriedades e funções a materiais. Um exemplo é o da nanotecnologia aplicada ao concreto, desenvolvida pelo Programa de Engenharia de Nanotecnologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A expectativa é que se substituam alguns agregados na produção do material, aumentando sua durabilidade, propriedades mecânicas e sustentabilidade, o que poderá viabilizar construções que hoje não é possível com o concreto comum. O Programa também tem projetos para o desenvolvimento de outros materiais.

 

Materiais sustentáveis

Com o aumento da preocupação da sociedade com as questões sustentáveis, a construção civil tem internalizado cada vez mais esse conceito e vem aplicando-o em todo seu processo produtivo. Hoje já existem diversos materiais alternativos que trazem menor impacto ambiental.

Os tijolos sustentáveis vêm ganhando espaço no mercado. Eles dispensam o uso de fornos no processo de produção, o que diminui drasticamente a emissão de CO2.  Além disso, têm formatos que facilitam o encaixe e deixam espaço livre para as instalações hidráulicas e elétricas. Com isso reduzem o uso de outros materiais utilizados na construção, como concreto e argamassa, madeiras e ferro, e ainda diminuem o tempo de construção.

Os tijolos sustentáveis trazem ainda a vantagem de ter maior durabilidade, isolamento acústico e térmico, o que reduz o uso de ar-condicionado durante a utilização do imóvel. Atualmente, existem diversas empresas especializadas nesse tipo de material.

 

Certificações sustentáveis

O mercado consumidor valoriza cada vez mais empreendimentos sustentáveis e este já passa a ser um importante critério na hora de escolher um fornecedor. Com isso, normas gerais de sustentabilidade podem se tornar referências básicas da indústria, ainda que o setor público não as incorpore como leis.

Nesse contexto, as Certificações Sustentáveis passam a ser importantes para as empresas, pois lhes confere credibilidade e atestam sua capacidade operacional sustentável. Atualmente, há duas certificações de maior destaque: a AQUA-HQE e LEED.

As empresas passam por uma ampla avaliação para conseguirem as certificações, que consideram a eficiência energética, técnicas de condicionamento térmico, reciclagem, reutilização e redução de materiais utilizados, acessibilidade e integração ao meio ambiente.

 

Tintas funcionais

Criadas inicialmente apenas para fins estéticos, hoje existem tintas que conferem novas propriedades às superfícies. A tinta lousa, por exemplo, transforma qualquer superfície em quadro negro para escrita. Também bastante difundidas e comercializadas são as tintas que evitam sujeira e facilitam a limpeza de paredes. Mas isso foi apenas o começo.

Hoje já existem tintas com propriedades térmicas que reduzem em até 35% a temperatura interna nos ambientes. Há também tintas capazes de absorver sons, conferindo um tratamento acústico especial aos ambientes.

Em um futuro próximo, a tinta poderá ser fonte de energia elétrica para residências e prédios comerciais. Parece ficção científica, mas na verdade o projeto já está em desenvolvimento em uma universidade no Canadá.

 

O futuro já começou

Essas são apenas algumas tendências que veremos cada vez mais no mercado. A tecnologia faz parte da construção civil e permite atender melhor as necessidades das pessoas. Sociedade e construção civil andam juntas no desenvolvimento de melhores soluções.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário