Apps no canteiro de obras

postado em 22 de setembro de 2017 | categoria Materiais e soluções

aplicativos-construcao

Que as novas tecnologias são essenciais para otimizar o trabalho da construção civil, não há a menor dúvida. Os smartphones e suas funcionalidades tornaram-se braços direitos de arquitetos e engenheiros. Um excelente exemplo são os aplicativos de realidade aumentada. Também existem programas que auxiliam no controle e descarte de resíduos das obras. Mas as facilidades não param por aí. Conheça alguns aplicativos que facilitam a vida de qualquer profissional da construção civil.

Construct App

Apesar de ser simples, esse app é considerado o mais poderoso do mercado. Ferramenta colaborativa, ele armazena dados e fotos em nuvem, pode ser usado por toda a equipe no computador ou no tablete e permite o acompanhamento da obra em tempo real.

Oferece opção de planta digital, mensagem de voz, envio de imagens e lista de tarefas, entre outras funcionalidades. O uso do Construct App pode otimizar em até 5 horas o fluxo de trabalho. Em 2016, a criadora do aplicativo foi listada como a quarta empresa mais inovadora da América Latina.

AutoCad WS

O aplicativo do AutoCad é um ótimo facilitador para arquitetos e engenheiros que precisam mostrar o projeto em qualquer local. Ele permite visualização, edições e compartilhamento do projeto, feito na presença do cliente ou na obra.

Um excelente auxiliar para projetistas iniciantes, o aplicativo é gratuito.  A interface é limpa e intuitiva e ainda apresenta sincronização com o Google Maps e você pode desenhar sobre os mapas, um recurso super útil para pensar no terreno onde a obra está sendo executada.

Safesite

Segundo a Organização Mundial do Trabalho, os trabalhadores da construção civil estão entre os mais vulneráveis a sofrer ocorrências letais no local de trabalho. Isto torna a segurança da equipe na obra uma preocupação frequente de qualquer engenheiro, arquiteto ou construtora.

O Safesite é um aplicativo que trabalha exatamente com segurança na construção civil, auxiliando na identificação e correção de problemas antes que eles tenham consequências na obra.  O programa revisa a obra, identifica o problema e notifica equipes responsáveis para que as mudanças sejam feitas, antes de qualquer acidente acontecer. Também é possível acompanhar as alterações por meio do aplicativo.

Construction Manager

Registros de manutenção, orçamento,  relatórios diário, registro de tarefas: essa papelada acaba sendo um problema e tanto em um canteiro de obras. O Construction Manager visa minimizar a burocracia e organizar todos os documentos em um só lugar, criando um fluxo regular e seguro de informação.

Todos os envolvidos no projeto podem ter acesso ao andamento pelo aplicativo, poupando tempo e evitando refação de diversas partes. Além disso, os documentos de fiscalização e controle estão a mão em um mesmo local sempre que necessário.

Co-construct

Que tal um aplicativo que, além de facilitar a rotina da equipe de obras, ainda tranquiliza o cliente? Este é o Co-construct. Todo colaborativo, este aplicativo auxilia na constituição de orçamentos. Pode ser usado no celular e no computador, mantendo o diálogo entre o canteiro e a área administrativa.

Com o programa é possível:

1) Coordenar:  agendas, planilha de tarefas, progresso de atividades, entre outros;

2) Comunicar,  repassando a informação aos clientes diretamente,  rastreando compras e despesas, compartilhando arquivos de imagem.

3)Controlar: comparativos entre orçamento e gastos, integração com sistema contábil.

Ele ainda mantém cadastro e histórico de cada cliente, melhorando o atendimento em novas obras ou reformas para aquele mesmo imóvel.

Todos estes aplicativos tornam as obras mais rápidas e seguras, garantindo o melhor controle de qualidade e um bom resultado final. Nenhum deles, no entanto, substitui profissionais qualificados e responsáveis. Quando for iniciar sua construção ou reforma, conte com a equipe Henrique Castilho.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário