Inovação e disrupção tecnológica

postado em 06 de outubro de 2017 | categoria Materiais e soluções

inovacao-disrupcao

Este é um guest post, escrito pela empreendedora mineira Luma Boaventura.

Exemplo de empresa atuante em projetos tecnológicos, a BVT foi fundada em 2014 pela empreendedora mineira Luma Boaventura, com a proposta de prestar consultoria para a transformação digital das empresas.

A empresa executa projetos de aplicativos em geral e tecnologias disruptivas, como Internet das Coisas, Holografia, Realidade Virtual, Aumentada e Mista a fim de ajudar empresas dos mais diversos seguimentos no desafio da inovação. A empresa já realizou projetos de Realidade Virtual, Aumentada e Mista para construtoras, setor automotivo, streaming em Realidade Virtual para shows, aplicação em Internet das Coisas para simulação na área da saúde, além de aplicações envolvendo “gamificação” para treinamentos corporativos de segurança do trabalho e manuseio de máquinas.

inovacao-disrupcao2

Novas tecnologias

As novas tecnologias são tendências do presente momento mesmo. Podemos ver claramente que as construtoras e os escritórios de arquitetura têm usado com frequência modelagens 3D para seus projetos, através de ScketchUp e 3dsMax, por exemplo, e até mesmo tour virtual nos sites. O fato de terem adquirido o hábito de desenvolver as modelagens 3D dos projetos já agiliza em muito o processo de criação para programação em novas tecnologias de Realidade Virtual, Aumentada e Mista.

Com as modelagens 3Ds prontas e tour virtuais, a programação para aplicar a esses novas tecnologias fica muito mais célere e prática! Democratizando ainda mais a aplicação. Sendo possível realizar um tour em imersão completa, o corte esquemático de prédio, além de publicidade em revistas com aplicação da Realidade Aumentada para acionar o modelo 3D na tela do celular.

As tecnologias mencionadas são aplicáveis a uma infinidade de setores, tais como: saúde, educação, automotivo, aeronáutico, entretenimento, indústria, varejo, etc. Tanto para ações de marketing em feiras, como para aumentar as vendas ou facilitar treinamentos.

Imersão, interatividade, gamificação

Técnicas de imersão, interatividade e “gamificação” possuem o poder de encantar os clientes, bem como garantir o mais alto nível de aprendizado e concentração em treinamentos corporativos e educacionais.

“Gamificação” consiste na técnica de uso de jogos para engajar pessoas e melhorar o aprendizado. A ideia é criar uma motivação intrínseca, em que o aprendizado acontece de forma lúdica, com clara aplicação de teoria e prática.

A disrupção tecnológica remete à ideia de mudança na forma tradicional de fazer as coisas. Percebemos com clareza essa tendência com a chegada de empresas como por exemplo Netflix e Uber, que alteraram drasticamente os negócios de locadoras de filmes e de cooperativas de táxis.

Na atual conjuntura, é de extrema relevância que empresas de todos os setores procurem aderir à transformação digital, buscando inovações que possam otimizar sua operação e aumentar suas vendas, a fim de se manterem atualizadas e competitivas.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário