Impressão 3D na construção civil

postado em 08 de setembro de 2017 | categoria Materiais e soluções

impressao-3D

 

As impressões 3D são uma nova tecnologia que tem sido usada em diversos ramos. Conhecida também como prototipagem rápida, a tecnologia está em constante crescimento e permite que ideias e projetos se tornem realidade de maneira prática. A impressão 3D é uma das vertentes da tecnologia de fabricação aditiva. O processo cria objetos a partir de modelos digitais, usando a sobreposição de camadas. As impressoras 3D utilizam resina plástica e estruturas metálicas, criando os mais diversos produtos através da modelagem a laser

Inicialmente, as impressões 3D não eram acessíveis. Com preços em torno de 30 mil dólares, eram usadas apenas por grandes empresas. O processo de prototipagem era longo e dependia de desenhos e projetos antes de gerar o protótipo em si. Hoje, podemos fazer este processo com alguns cliques.

Além de rápidas, as impressoras são ecológicas. Não produzem resíduos tóxicos ao meio ambiente e seus materiais se decompõe facilmente na natureza. Com a diminuição dos preços – um modelo tradicional simples pode ser comprado por menos de 700 reais – o produto se popularizou e é usado na produção industrial e pessoal.

Tipos de impressão

A impressão 3D pode ser usada em diversos segmentos, como engenharia, arquitetura, design, ensino e até mesmo na acessibilidade. Existem vários tipos de impressão, cada um focado em uma aplicação específica.

  • Extrusão: o método mais comum, funciona a partir de um extrusor que libera camadas de plástico aquecido. O processo é demorado, porém de baixo custo, ideal para peças robustas e protótipos funcionais.
  • Estereolitografia: a impressora gera objetos a partir de um laser de alta precisão que enrijece o material. Normalmente as impressões desse tipo precisam de acabamento.
  • DPL: a sigla em inglês se refere a impressão direta por luz. Ao contrário da impressão a laser, as impressoras usam outra fonte de luz para endurecer o plástico.
  • SLS: as impressoras usam o laser para criar forma em diversos materiais como vidro, cerâmica, nylon e até É a impressão menos acessível.

Além destes métodos, outros tipos de tecnologia estão sendo desenvolvidos para ampliar as possibilidades através da impressão.

Impressão 3D e a engenharia civil

As impressões 3D chegaram a construção civil. Na Universidade do Sul da Califórnia, um professor criou o Contour Crafting (construção por contornos). A técnica usa uma impressora 3D de grande porte para a construção civil. A máquina é um protótipo gigante sustentada por guindastes e controlado através de um computador. Com ela é possível construir edifícios sem a necessidade de recorrer a força humana. O Coutour Crafting funciona como as impressoras 3D comuns, realizando a impressão de baixo para cima. Inicialmente, o único material usado era o cimento, mas hoje é possível adicionar outros componentes, como o aço.

A vantagem é que elementos como canalização e linhas de energia podem ser adicionadas no início da construção. Outro ponto positivo é a redução de detritos no canteiro de obras, tornando a obra mais econômica e sustentável. A máquina que está chegando para revolucionar a construção civil já produziu algumas casas A pouco tempo um novo desafio foi proposto: Construir um edifício.

A construção aconteceu na China, onde um prédio de cinco andares foi construído completamente pela impressora 3D. Para obra foi usada uma impressora de 6,6 metros de altura, 10 metros de largura e 40 metros de comprimento. A impressão deste edifício foi uma demonstração de como as impressoras 3D podem ser usadas em função da engenharia civil.

Aqui no Brasil, pesquisas e testes estão sendo realizados para garantir que o uso da tecnologia trará benefícios. A ideia é que cada parte de uma construção pré moldada seja impressa por essa tecnologia de fabricação aditivada.

Uma nova era

As impressões em 3D oferecem diversos benefícios e ao mesmo tempo estão em constante evolução e desenvolvimento para se tornar uma tecnologia mais eficaz e acessível. A longo prazo e com muito estudo acredita-se que estas impressoras serão parte essencial do canteiro de obras. Elas pode tornar as obras mais eficazes e ecológicas, além de diminuir os riscos da mão de obra humana Enquanto isso não acontece, podemos sonhar a partir dos protótipos e maquetes. E, claro, escolher bons profissionais para estar a frente de nossos projetos.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário