Dicas para evitar acidentes em sua obra

postado em 07 de fevereiro de 2017 | categoria Para não errar

Dicas para evitar acidentes em sua obra

O setor de construção civil, mesmo com queda no crescimento nos últimos anos, tem grande importância na economia brasileira. Só para você ter uma noção, representa 8% do PIB nacional e emprega 13 milhões de pessoas, considerando trabalhos formais, informais e indiretos. Porém, o que vemos também é que o setor lidera o ranking de acidentes no trabalho, incluindo casos graves e até mesmo óbitos. Isso sem contar que muitos acidentes não são registrados, o que pode agravar ainda mais a situação.

Se você vai começar uma obra, algumas dicas podem ajudar a evitar que este índice aumente. Mas antes, vamos ver quais os principais riscos para os trabalhadores em uma construção.

 

Riscos mais comuns na construção civil

Os principais problemas são causados por falta de organização, atenção e sinalização durante a execução da obra. Trata-se de um ambiente com alto risco para o trabalhador, e a imprudência pode custar caro.

Os acidentes mais comuns estão relacionados com queda de materiais e de pessoas, esta última considerando altura acima de 2 metros. O contato com produtos químicos, como cimento, argamassa, cal e tinta, também pode causar problemas, principalmente alergias. E o trabalho com fiação elétrica, se não realizado por um especialista, pode inclusive levar a óbito.

Consideramos ainda que os acidentes podem ser causados tanto por falta de cuidados do trabalhador quanto por condições inseguras do ambiente, de responsabilidade do dono do empreendimento.

Para prevenir qualquer tipo de problema em sua obra, alguns cuidados devem ser tomados. Confira!

 

Dicas para evitar acidentes em sua obra

Planejamento

Já falamos diversas vezes da importância do planejamento de obra antes da execução. É uma forma de prevenir os futuros problemas que possam acontecer, inclusive acidentes.

Você planeja todo o processo, contrata profissionais capacitados, compra materiais de qualidade e oferece condições de segurança para os trabalhadores.

 

Capacitação profissional

Uma das principais causas de acidentes em construção civil é a falta de cuidados por parte do trabalhador. A capacitação profissional, por meio de cursos técnicos, visa prevenir problemas do tipo. Você pode também realizar palestras sobre o assunto com o objetivo de conscientizar o trabalhador a investir em sua segurança.

Além de evitar acidentes em sua obra, você garante maior produtividade com um trabalhador qualificado para o serviço.

 

Normas Regulamentadoras e EPIs

Ao iniciar uma obra, você deve estar ciente de algumas normas obrigatórias para a segurança do trabalho. É muito importante que os engenheiros e supervisores do seu projeto conheçam as Normas Regulamentadoras, que estabelecem condições específicas para cada tipo de serviço. Por exemplo, rede elétrica e maquinário, que são causas comuns de acidentes no setor, possuem regulamentos específicos para garantir a segurança do trabalhador responsável.

Os EPIs, ou equipamentos de proteção individual, também são itens obrigatórios em sua obra. São acessórios que todo profissional deve utilizar no ambiente de trabalho, como capacete, luvas, botina, óculos de proteção, com a adequada fiscalização dos profissionais de segurança.

 

Consultoria

Em qualquer etapa de sua obra, seja no planejamento ou na execução, você deve consultar um profissional especializado no assunto. A consultoria na construção civil visa conduzir todos os processos adequadamente e com toda a segurança para os profissionais envolvidos.

Então, antes de iniciar o seu projeto, procure um profissional especialista. E para outros esclarecimentos sobre o tema, entre em contato.

postado por Henrique Castilho

compartilhe

Deixe seu comentário